quarta-feira, julho 29, 2009

soup day
Como desgraça pouca é bobagem, tem show do Little Joy aqui em Portalegre no dia 13 de agosto, exatamente o dia que viajo pra São Paulo. Bem feito, pra quem fica, que o show é n'O Pinicão. Momento Minha Vingaça Sará Maligrina: som ruim, fumaça de cigarro e gente com asa. Bem feito. Pra mim e pra você e todo mundo.

E nesses dias ordinários, o que me salva, de mim, de você, de todo mundo, das flores e dos insetos, é o disco novo de Wado. Clique lá e baixe aqui, agora, já, "Atlântico Negro". Cante junto, chore junto, entre em êxtase, caia de amores, levante, acorde pra vencer, vá à luta.

(seis minutos e meio de wado, pra quem apetece:


)

E eu digo e repito, correndo o risco de ser - repetitiva? - o que me salva, mesmo mesmo, de verdade, é essa capacidade de ver as coisas com olhos de primeira vez. O mundo, a vida, os viadutos. As pessoas. É essa capacidade torta e tosca de me encantar. Com o mundo, a vida, os viadutos e as pessoas. De amar e de desamar. Gostar e desgostar. De mudar de opinião. De me apegar profundamente. De jogar fora. De querer demais. De sonhar com o verão e viver intensamente esse inverno úmido. De não saber o que fazer com as mãos, onde enfiá-las. Não fosse assim, não seria eu.

Falando nele, Valentina e eu sonhamos com o Verão. Ela, a pequena, pra tomar sorvete. Eu, pra usar meu bracelete novo, de couro fake (é assim que diz agora nas revistas: couro fake), com estampa de tigre (ou de tigresa?), a derreal. É o que me faz andar pra frente, não pra trás, com pernas de caranguejo.

...

E lá vai a arquiteta, ser feliz e fazer seu caminho em Barcelona.
E eu fico aqui pensando nos caminhos e nessa coisa mágica que são os caminhos que se cruzam.
Vocês leram os comentários do último post? Se leram, podem pular pra próxima fase e correr pro abraço: vão lá no blog da Pri Barbosa, bailarina coisa linda sorriso lindo toda tudo, vão lá agora ou cliquem bem aqui e leiam, estupefactos, essa história de amor, glória, perdição, dinheiro, fama, mulheres, iates e um... pôster de zebra jogado no lixo por uma tia que foi morar em Aracaju.
Coincidência? Brujaria? Destino? (falta) de sorte? Não sei, só sei que foi (e é) assim. E que eu acredito. Em tudo isso.

...

"Em branco e preto/ negro, parto / no mar azul / Atlântico Negro vai renascer" (wado)

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

segunda-feira, julho 27, 2009

Hey! Teacher! Leave them kids alone!
Momento de(coeur)ação:

Lembram da parede chocolate de uns posts passados?

minha voz continua a mesma


Agora ela está assim:

mas os meus cabelos... QUANTA DIFERENÇA!

Finalmente conseguimos, 77 e eu, colocar os quadros. Agora a gente tem uma geladeira na sala. Eu já falei de Sísifo, não é? Eu me sinto so Sísifo...

E eu já falei que eu ando com vontades zeros de escrever em blog? Então eu vou mostrar a parede, pra ter assunto pra papear por aqui.

Algumas considerações sobre quadros e paredes.

Antes de botar os bichos na parede, a gente utilizou a clássica técnica de dispor as molduras na chon, medir tudo bem medidinho e ver como vai ficar. Na hora H, acabamos mudando alguns de lugar e descartando três quadrinhos. Mesmo assim, recomendo o macete.

planejamento é tudo


Dessa vez dispensamos a furadeira. 77 descobriu, na ferragem, os tais pregos de aço. São uns preguinhos tiquinhos de nada, mas super resistentes. A técnica do numérico é: um pedacinho de durex na parede (pra não soltar o reboco) e preguinho de aço nela. Deu super certo, até pros mais pesados - embora não tenha nenhum pesadão.

77 executando a obra nababesca


Por último, só para constar, algumas das molduras são, nada mais que porta-retratos de 1,99. E eu queria contar, brevemente, a historinha do pôster da zebra. Ele foi um dos meus melhores achados decorativos dos últimos tempos. Foi achado mesmo, no lixo, abandonado na frente do meu antigo prédio. Levei pra casa e incorporei à decoração. Quando vim pra esse apartamento deixei de lado porque além da gravura estar bem amarelada, a moldura estava quebrada. O 77 fez um belo trabalho de "restauração digital". Escaneou tudo, pedaço por pedaço, reconstruiu e nós mandamos fazer uma nova zebra, em plotagem, numa gráfica. Depois foi só emoldurar tipo pôster e botar na parede. Esse processo todo levou só uns 6 anos. Sísifo, tão ligados? Pois é. Mas agora ela tá aqui, faceira, na minha parede.

a original é a da direita, ela foi morar na casa da tchia Livia


pedaço da sala - clique nas fotos para vê-las maiores


self portraita monday com sol, frio e olheiras. foco zero


...

Momento "O consumo é mesmo uma merda" - lá vai Joelma gastar todos seus cobres (os que sobraram no fim do mês) em... papel higiênico!!!

...

É coincidência ou destino você estar em São Paulo no mesmo dia do show do Little Joy? É coincidência, destino ou muita falta de sorte o evento do seu cliente ser no mesmo dia do show (e você não ter um puto tostão furado, afinal de contas)? Então tá combinado: de 13 a 19 de agosto, em São Paulo, sem show, mas conferindo as (ui!) teindêincias - ou as novas ondas, como diria a querida Viv Pontes - de decoração.

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

quarta-feira, julho 22, 2009

tiete do chiclete
"Respeitável público:
A Sociedade da Grã Ordem Cavernista pede licença para apresentar
O maior espetáculo da terra"

...

"Quem vê a advogada Tatiana Bender Carpena Menezes de Oliveira, 32 anos, pensa que ela é daquelas mulheres magras desde que nasceu. E é. Tem 1m79cm e pesa 59 kg. Ainda assim, não dispensa uma rotina intensa de cuidados com o corpo. Faz aulas de Body Pump (aulas monitoradas de levantamento de peso), caminhadas e drenagem linfática uma vez por semana. Já submeteu-se a 30 dolorosas sessões de carboxiterapia e planeja um tratamento de luz pulsada para eliminar as manchas do rosto. Há 10 anos, colocou 190ml de silicone, há quatro retirou varizes, há três fez plástica no nariz e há dois fez lipoaspiração na região dos culotes. O cabelo de Tatiana é liso, mas ela é adepta da escova de chocolate para garantir a ordem dos fios e tem clareamento de dentes agendado para a semana que vem.

(...)

– Sei que invisto bastante nisso, mas, para mim, os cuidados pessoais são melhores do que qualquer terapia. Se o meu corpo está bem, a minha cabeça também fica. Sem neuras – conclui.
"

O trecho acima é da matéria de capa do caderno Donna, da Zero Hora de domingo, sobre o mercado de estética, que se mantém sempre sempre sempre aquecido, mesmo em períodos de crise.

O grifo é meu.

E, como eu sempre sempre sempre digo: eu vejo tudo e não morro.

...

"Mas êta vida danada!
Eu não entendo mais nada
É que esta vida virada
Eu quero ver...(2x)"
(Raulzito Beleza em Êta Vida)

...

Aproveito para publicar, aqui e agora, meu novo epitáfio. Setinho, se eu morrer hoje, eu quero que escrevam bem assim na minha lápide: "Viu quase tudo". OQUEI?

...

"- Alô!
- Oi! É o Jorginho Maneiro? É verdade que agora você é hippie?
- Podiscrer!
- Podiscrer! Podiscrer! Podiscrer!..."
(Raulzito Beleza, em Eu acho graça)

...

Graças à mãe do Theodoro, agora eu, a Sandy e a Roberta Arabiane temos um segredo do sucesso de beleza em comum. Sim, aderi ao Hipoglós contra as olheiras, pés de galinha, maus pensamentos e olho gordo. Adoro amigas bem informadas. Quer aderir também? Pergunte ao google como.

...


"- Está no aaaaar? Estamos aqui, em plena Cinelândia, gravando o programa Brasa Viva. Vamos entrevistar um transeuuunnnnte. Ei! Er... você aí, qual é o tipo de música que você prefere? Melodiosa ou barulhenta?
- Barulhenta, né? Eu sou jovem."
(introdução de Todo mundo está feliz qui na Terra)

...

Antes tarde do que mais tarde ainda, 77 e eu assinamos nosso atestado de classe média: realizamos, com ajuda de familiares e em suaves prestações, o sonho da geladeira frost free nova, dois pisos, brastemp, cromada, aproveitando as vantagens do IPI reduzido.

É Orestes, tem horas que nem eu mesma me aguento.

....

"Há um hippie em pé no meu portão, no meu portão, no meu portão"
(introdução da música Chorinho inconsequente)

...

Em tempo: vendo geladeira usada, com marcas de sabedoria da vida, mas funcional. Não dá pra se exibir com as visitas, mas gela e congela. Pergunte-me como.

...

"Você diz tudo o que sabe (sem saber)
que você não sabe nada (podes crer)
eu queria dar um jeito
mas você é tão legal
Você é tão legal, legal, legal
Você é tão legal, legal
Você é tão legal"
(Raulzito Beleza em Eu não quero dizer nada)

...

Eu queria dizer pro seu Eugênio - e anunciar publicamente - que: EU NÃO ESTOU PREPARADA (físico e psicologicamente) PARA A HECATOMBE CLIMÁTICA DO FINAL DE SEMANA.

Obrigada.

...

"Eu vou dançar o soul miusis, hehehe"
(introdução, cantada jocosamente por Mirian Batucada, da música Soul Tabaroa)

...


Àx veizis eu sou igualzinha à Anabela de Malhadax, não sabex?

...

"Hoje podia ser domingo
segundo de janeiro
pra mim vai dar no mesmo lugar
vai dar na minha alegria
eu não quero mesmo nada
eu não tenho nada a ver com isso"
(Raulzito Beleza em Todo mundo está feliz aqui na terra)

...

E hoje eu ajudei um velhinho preza a atravesar a rua.

"Ei, mocinha. Me ajuda aqui a atravesar a rua. Eu enxergo bem, sabe? Eu só não consigo ver os carros. Já posso atravessar?"

"Só mais um pouquinho, que o sinal ainda está verde"

"Ahhhhh, tem sinaleira, então?"

Às vezes, mas só às vezes, eu sou igualzinha ao velhinho preza cegueta que ajudei a atravesar a rua hoje pela manhã.

...

As laranjas continuam verdes? TOCA RAUL!!!!



"Aos Trancos e Barrancos" - único samba do Belezura Beleza Raulzito. Pra ouvir e cantar junto, bem alto:

"Taí eu sou um cara que subi na vida
Morava no morro e agora moro no Leblon.
Eu vou pendurado na janela, vou mais pensando nela
Que esse sujo pelo chão
Eu vou descascando a minha vida,
Sujando a avenida com meu sangue de limão
Rio de Janeiro
Você não me dá tempo de pensar com tantas cores
Sob este sol
Pra que pensar se eu tenho o que quero
Tenho a nega, o meu bolero, a TV e o futebol
Eu não vou levando nosso leite, troquei por um bilhete
Da roleta federal
Eu vou pela pista do aterro e nem vejo meu enterro
Que vai passando no jornal
"

...

Todo mundo - todo todo todo todo mundo - devia ouvir o disco Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10, ligar o foda-se e ser feliz. Hoje, aqui e agora.

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

quarta-feira, julho 15, 2009

toca Raul!
clique na imagem para aumentar um pouquinho e ler melhor, estarrecido, a declaração da fofolete


Da série: "Como assim, Bial?". Tô choquita!

...

Todo mundo (mesmo) querendo pegar carona na fama, no sucesso e na malemolência do numérico. Tsc tsc.

...

Tou com vontade de ser blogueira não, ultimamente. Nesses dias frios de dedinhos congelantes, tou com vontade de quase nada. De levantar pela manhã pra labutar, de comer comida calórica, de tentar resolver pendengas mal resolvidas, de tentar botar a vida e a casa em ordem (inutilmente), de bla bla bla.

...

Enquanto a temperatura castiga e o vento congela meus dedos, eu ouço Julio Reny no meu iPobre e penso que Julio Reny é so very eighties ruóck. Pusque, né? só Julio Reny pode gravar Sandina com sax. Sax, cara. Sax...

...

"Sonhos são manequins em vitrines / obedecendo aos nossos desejos
Não, não, não, não chores Lola / um coração partido não é o fim"
("Não Chores Lola", minha preferida pra cantar gritando, descabelada, ever ever)

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

quarta-feira, julho 08, 2009

casi un suspiro
"Na próxima estação, entretanto, é a liguagem do styling que fala mais alto. (...) Como diria a suprema e lendária Diana Vreeland: 'Em tempos de crise você tem que ter estilo. Ele nos ajuda a levantar da cama pela manhã. É um jeito de viver. Sem estilo, você não é inguém. E eu não estou falando de um montão de roupas'.
Assim, brilhantes image makers inventaram infalíveis truques antimonotonia - que Vogue endossa: vista uma camiseta branca, mas que tenha movimento assimétrico graças à meia-gola de plumas marabu, drapeado e fios de pérolas gigantes embutidas, bem noventista, como a de Ricardo Tisci para Givenchy. Não hesite em assumir a gola-xale com raposa sobre a pele nua como Miuccia Prada, em plena desconstrução sexy, mostrou na Miu Miu. Afaste-se do tom sombrio do momento adotando as estranhas e estupendas combinações de cores de Dries Van Notten, baseadas no trabalho do pintor fauvista holandês Kess Van Dongen (1877-1968). Mesmo que não seja fã, adote qualquer coisa drapeada à la Balenciaga. Ouse tentar amarrar um lenço armado, de cor viva, para imitar (!) a beleza absurda das golas de Raf Simons para Jil Sander, inspiradas nas cerâmicas do escultor francês Pol Chambost (1906-1983). Atreva-se a usar a longa saia-sereia de cetim vermelho como a de Haider Ackermann para ocasiões menos formais ou as franjas de plumas de cor contrastante nos cabelos que Alber Elbaz lançou na Lanvin. Calce resoluta e sem pudores as unânimes e longuíssimas botas cuissardes. Elas são inevitáveis. Pense que na moda, assim como na vida, sonho, emoção, imaginação e energia serão cada vez mais importantes. Afinal, como já dizia Willian Shakespeare (1564-1616): 'Ação é eloquência'
"
(Costanza Pascolato na sua coluna da Vogue de junho)

Eu não entendo de muóda, nem muito menos sabia quem era Diana Vreeland, e, sinceramente, não reconheço a importância da dona Pascolato no mundo da muóda. Eu só sei de uma coisa: esse trecho aí é das coisas mais esdrúxulas, estapafúrdias, aturdidas e engraçadas que eu já li na minha vida (o negrito é meu). E eu queria compartilhar com vocês, néam?

O meu estilo? Atualmente é "O que temos no armário". Porque, assim, o Chamego Center entrou, oficialmente, em resseção recessão. O mundo todo em crise econômica, uma hora dessas a gente ia entrar também. Então, tirando uma calça cigarrette, que comprei achando que era skinny (pra vocês verem como eu não entendo nada de muóda mesmo), não tem uma só peça nova no meu armário nessa estação. Sim, este é um momento "oh vida! ó azar!". Eu olho vitrines, eu folheio revistas, eu tenho vontades de consumo. Eu sofro. Mas com estilo mindinga in crisis.

(Eu sou bem mulherzinha, às vezes. Embora eu não entenda nada de muóda.)

Meu sonho besta de consumo da semana? um macacão xeans. Isso não deve estar na muóda. Não, néam?

...

"Vamos pedaleando contra el tiempo, soltando amarras / Brindo por las veces que perdimos las mismas batallas" (Salvapantallas)

...

Ontem foi aniversário do Siete Siete. Feliz cumpleaños, publicamente, atrasado, numérico querido. Feliz feliz.

...

"...brisa del mar, llevame hasta mi casa, brisa del mar..." (Un pais con el nombre de un río)

...

E as mini férias? Foram ótimas. Família junta reunida no chalé romântico em Gramado (recomendo muito!), com lareira, queijos, vinhos e pinhão cozido. O melhor do inverno. To-dos os parques, temáticos ou não, da serra gaúcha (até na Aldeia do Papai Noel eu fui: eu, a pessoa que menos acredita em papai noel nessa vida). Cânions de Cambará. São Chico de Paula. A Maria Fumaça trapaza de turista com vinho ruim e cantoria atordoante de Bento Gonçalves. Chocolate quente chocolate quente chocolate quente. Fondue de carne de avestruz. Tudo que vocês puderem imaginar e que a gente tenha direito nessa vida.

...

self portrait yesterday invernal com céu azul à beira do lago negro


...

Agora eu tô aqui, de volta ao batente, porque a vida é assim. E nada é mais importante pra mim, agora, que meu tempo de protrombina, meu grau de (anti)coagulação do sangre, minha dieta pobre em vitamina K e comer com talheres de prástico pra não me cortar. Com rima e rica e tudo, porque poesia... ah, a poesia!


...

"Hermana duda, pasarán los años, cambiarán las modas, vendrán otras guerras, perderán los mismos y ojalá que tú sigas teniéndome a tiro / Pero esta noche, hermana duda, dame un respiro" (Hermana duda)

...

E eu já falei que agora eu tenho um cortador de comprimidos? E que a vida da pessoa é outra depois que a pessoa é dona de um cortador de comprimidos? A minha vida se divide em ACC e DCC - antes do cortador de comprimidos e depois do cortador de comprimidos. Já tenho assunto com as velhinhas nas salas de espera semanais dos laboratórios de análises.

...

"Sobre todo creo que no todo está perdido / Tanta lágrima, tanta lágrima y yo, soy un vaso vacío" (Al otro lado del río)

...

E o show do Drexler na segunda? Eu vou nem falar que eu chorei que eu sorri que eu cantei que eu chorei que eu. Vou não.

# . por Joelma Terto .  0 Comentários