sábado, janeiro 31, 2009

¿Hola, que tal?
- oui, mademousele: FAZEMO CHAPEAÇÃO E PINTURA -
clique para ampliar e ver melhor


Já disse pra vocês que das coisas mais dramáticas da vida, a MAIS de todas é CAUBY cantando Bastidores?

Já?

"...com muitos brilhos me vesti, depois ME PINTEI, ME PINTEI, ME PINTEI, ME PINTEI..." (chico, o Buarque, um tudo)

Eu a-do-ro!

Não é que eu não tenha nada pra dizer. Não, não é isso. É só que eu ando numas de não saber como dizer. Ando numas de não saber. Ando numas de não.

Sob o sol céu do último dia de janeiro. Meu verão urbano, minha praia que é sempre outra que não a de vocês, minha agenda lotada, meu iPobre cheio de músicas que me fazem sorrir sozinha em ônibus lotado. Me fazem mais feliz. Sob o sol céu de quase fevereiro.

Já disse pra vocês que Binki Shapiro é, no atual contexto macro econômico, a mulher mais cool do universo? Dói e fede de tão cool - e ainda toca XILOFONE, deos do céo! E eu aqui, fugindo do sol céu de janeiro-quase-fevereiro, querendo ser loira e toda cool - e tocar xilofone - nem que ela.

Eu, querendo. Eu querendos.

Já disse pra vocês que eu acho, acho mesmo, de verdade, que, às vezes, é preciso promover mudanças? Mudar o corte de cabelo, trocar um móvel de lugar, mudar de país, de sexo, de profissão. De nome.

O segredo é achar o nome artístico perfeito. Tchipo Binki ou Gary Glitter.

...

Pergunta retórica da semana: alguma vez você já achou que não serve mais para determinada coisa, fim ou propósito que, até então, desempenhava com certa desenvoltura até? Que está fora das normas, do prazo de validade, ficou obsoleta e fora do contexto?

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

quinta-feira, janeiro 22, 2009

EXTRA: dia de faxina
Para tudo!

O Chamego Center (também conhecido como "minha casa") está no Favoritos do de(coeur)ação, um dos meus blogs fetiche preferidos sobre decoração, escrito com todo carinho e talento pela Vivianne Pontes.

Vão lá ver, vão. E aproveitem pra navegar muito por lá. Eu já falei dele aqui, mas falo de novo: é uma das leituras mais deliciosas pra quem, como eu, adora decoração e design - mas que transcende isso tudo. (mas depois voltem, que tem post novinho, aí embaixo, sim?)

"Na minha geladeira as coisas acontecem enquanto tudo congela-a-a-ha" (Mopho)


Em breve: o novo layout da sala. Aguardem!

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     
a big plastic word
Eu já disse pra vocês que, contrariando todas as expectativas e a lógica universal, agora eu tenho uma bicicleta?

E que eu saio por aí com ela, tipo, ãhn, pedalando?

Desbravando os parques, calçadas e ruas esburacadas de portalegre?

An-rã.

(O que a gente não faz por amor...)

...

Levando a farofa, a galinha e a vitrolinha, nós vamos para a praia (sic!), ver a Valentina e entrar no mar-nescau de Capão da Canoa. O que a gente não faz por amor, parte dois.

O fato e a versão do fato.

Ao telefone:

77: "Valentina, sábado eu e a Jojo vamos aí na praia te ver. Aí, se estiver fazendo sol, vamos todos entrar no mar: eu, você, a Jojô e a mamãe. Tá. Combinado. O que? Tu quer falar com a Jojô? Tá eu vou passar pra ela."

Valentina: "Alô, Jojô? O Séti me disse que segunda ele vem aqui e vamos entrar no mar: eu, o Séti e a minha mãe".

Desliguei e fui chorar no colinho de Freud.

...

Sonho de consumo besta da semana: uma PLANONDA.

minha bici do tamanho do meu eu, eu e o Guaibão
por 77 - clique para ampliar


"Seu nome era eu
Eu era malandro
Eu era santo
Corria de lá
Olhava pro outro
Olha pra mim
E se lembrou de mim
E achou graça da desgraça
Me chamo eu no canto escuro de mim
Eu olhar pra si"
(a sabedoria de bonsucesso samba clube em forma de versos de canção)

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

domingo, janeiro 18, 2009

o fogo e o combustível
- vendo a Flora pagar por todos os seus pecados, pedindo pastel de camarão pela tele-entrega
e decidindo, mais uma vez, que não vai ver a próxima novela das 8 -


"Outro enorme atrativo de morar aqui, pelo menos num primeiro momento, foi a possibilidade de horrorizar a Mãe com uma vida sem glamour, sem happenings, sem grandes galas. Inegável. Sílvia, a primeira pessoa que conheci aqui e minha amiga desde então, balança a cabeça quando digo isso, e diz que eu estou velha para esse tipo de picuinha. Penso nisso sempre e me pergunto se alguém, em algum lugar, é ou foi saudável o suficiente para ter virado um adulto que realmente superou, não apenas sua infância, mas todo seu passado. E depois lamento profundamente porque provocar a Mãe perdeu a graça."
(Fal Azevedo, em "Minúsculos Assassinatos e Alguns Copos de Leite")

...

Sete Sete ao computador, eu deitada no sofá lendo o capítulo "Pesto" do livro "Minúsculos Assassinatos e Alguns Copos de Leite" da Fal. Eu começo a chorar. Baixinho, disfarçado, livro enterrado na cara. Na primeira fungada mais forte 77 vem verificar e acudir:

- Não fica assim, meu amor... ele não morreu de verdade... é só um livro...

No winamp, Bob Dylan canta "Baby, stop crying". Juro por deus. Já eram dois, agora, me pedindo pra parar de chorar. E eu chorando cada vez mais.

Baby, please, stop crying!

- Se tu não ficar bem eu vou ser obrigado a confiscar esse livro.

Recomendação 1: leia "Minúsculos Assassinatos e Alguns Copos de Leite", de Fal Azevedo se você for mulher.

Recomendação 2: não leia "Minúsculos Assassinatos..." se plutão estiver entrando na casa 4 do seu mapa.

...

Pet chic
"Valentina, minha cadela da raça vizsla, é como uma filha. Na última viagem a Nova York, não reisisti a estas coleirinhas da Barneys com pesponto e cores do mesmo tom da Vale. Antigamente, somente a nobreza húngara podia ter cães dessa raça"
(FOTO DAS COLEIRINHAS DA BARNEYS)

Devota
"Sou muito católica! Leio a Bíblia todos os dias, tenhos várias, uma em cada canto da casa. Esta, A Bíblia da Mulher, é uma edição voltada para o universo feminino, com dicas, casos e estudos. É dela que tiro minha sabedoria"
(FOTO DA BÍBLIA DA BULHER)

Máscara
"Demorei anos para conseguir óculos que fossem grandes como gosto, mas ao mesmo tempo leves e que não deixassem o rosto marcado. Quando encontrei este Yves Saint Laurent, comprei logo dois"
(FOTO DE APENAS UM DOS YVES SAINT LAURENT)

Meu herói
"Já fiz Gilberto, meu marido, caminhar 4km a pé na Bahia para recuperar este lenço Missoni que havia saído voando. Adoro as cores que variam de acordo com o tipo de amarração"
(FOTO DO LENÇO MISSONI)

The ring
"Este anel de safira foi o primeiro presente que meu marido me deu e praticamente já faz parte da minha mão. Uso ele com tudo, de biquíni a vestido longo"
(FOTO DO ANEL DE SAFIRA)

Momento zen
"Gosto tanto de música que tenho um iPod para cada tipo de situação. Neste está a trilha sonora das minhas aulas de ioga: Deva Premal & Miten, Krishna Das e Wah"
(FOTO DE UM IPOD COR DE ROSA)

Moderna, sim!
"Acabei de comprar uma coleção de livros do Damien Hirst com todas as obras que foram leiloadas há pouco em Londres. Minhas favoritas são as que misturam milhares de borboletas"
(FOTO DO LIVRO)


Eu estava de recesso quando fui na Banca da República comprar uma CASA VOGUE (que eu a-do-ro!). A edição estava esgotada, mas tinha essa Vogue de dezembro com a Madonna na capa e um suplemento especial sobre o ano da França no Brasil. Aí eu comprei.

Nada fazia muito sentido até chegar na página 148. Era uma matéria "lifestyle" chamada "Tradição cool": quatro páginas com o modo de ser, estar, pensar, vestir e usar de Carolina Andraus Miranda - dona das declarações acima.

Eu li, reli. Reli de novo e olhei pros lados pra ver se achava a câmera escondida: não, aquilo não era uma pegadinha. Era só a Vogue.

O suplemento sobre a França? Talvez valha pela matéria rasa sobre a Charlotte Musa de Todo Mundo Gainsbourg, uma que outra coisinha. E só. O resto: bulshitismo puro, como toda a edição da Vogue.

...

Pergunta retórica da semana: o que a gente faz quando a gente se decepciona com nós mesmas?

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

segunda-feira, janeiro 12, 2009

"Volver, volver a ver tu cielo azul..."
Super-homem na Calle Sarandi


Eu, eu mesma e os palácios Salvi(s)


Helados: Ciudad Vieja

Montevideo, por 77 de Arrabéus, janeiro de 2006
Clique para ampliar


Eu sou tosca e esqueci de mencionar no post anterior o quarto item da minha cesta básica do Chuy: uma garrafa de medio y medio Roldós - talvez a bebida mais clássica do Uruguai. Uma mistura de vinho branco seco com espumante doce, fabricada e envazada pela Casa Roldós, tradicional bar/restaurante do Mercado del Puerto de Montevideo.

...

Também sobre o post anterior, 77 resolveu procurar referências para sua citação sobre o céu mais azul do Uruguai.

Tá aqui a primeira. (e tem até música sobre o assunto).

E esse aqui, só pela poética do título.

...

off topic

Vocês também não acham que Little Joy não é mezzo Beach Boys, mezzo Velvet Underground, com um tiquinho de Los Hermanos? Não? Ou só só eu que tenho essa mania de simplificar tudo, rotular tudo, conceituar tudo?

Em tempo: Rodrigo Amarante e sua (nova) trupe aportam no portinho dia 27. Óbvio que eu já estou com meu ingresso comprado pra ver o show no Opinião e com todas as 11 músicas rodando quase non-stop no meu iPobre.

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

terça-feira, janeiro 06, 2009

sin granos, sin gustos, sin pan
chegando em cabo polonio


piés de uñas rojas


as casinhas, mimix, um eu fora de foco


uma série de autos-retratos (que agora eu não sei mais como é que se escreve, bendita reforma ortográfica) de terça-feira pra começar o ano. clique para ampliar.


É um post quase burocrático este. Daqueles em que a gente diz assim: que entrou o ano novo mui bien, cercada de quem se ama e se gosta, ouvindo o barulho do mar e sentindo o vento gelado do Uruguai em pleno verão. Mas que entrou o novo ano sem pedir quase nada, com um ou dois desejos escondidos na manga do casaco, uma que outra resolução bem definida, expectativas nenhumas: uma quase apatia. Quase. Que se viu belas paisagens, se encantou, como não?, que comeu os melhores peixes do mundo e leu os melhores livros.

Sobre o Uruguai: Cabo Polônio é lindo lindo lindo. Santa Teresa - a Fortaleza e o parque - é um lugarzinho mágico após a fronteira. Aguas Dulces é o cantinho mais sossegado dos pagos sul. (só Punta Del Diablo lotada - de xente xovem, bonita e sarada - me deu um pouco nos nervos, mas é linda). A cada 27 minutos, 77 me repetia: "adoro céu azul" e tentava me fazer crer que o céu do Uruguai é mais azul ou que se podem ver mais matizes de azul num só céu. À noite, mais estrelas. Muitas delas, milhares, milhões, zilhões.

Mimix e seus mexilhões à provençal.

As coisas simples da vida, que são as que valem mais no fim das contas.

O Chuí, o Chuy. As pessoas enlouquecidas em seus free shops e eu feliz com meu licorzinho debaixo do braço e nosso "rancho" de produtos locais: dois tubos de refresco de pomelo, estoque de dulce de leche Conaprole, queso... Solo esto.

Alfândegas e aduanas.

(mais fotos do Uruguai, aqui)

...

Usted es adolescente e necessita de um ídolo de roque? Seus problemas acabaram: POMELO, O DEMÔNHO DO ROQUENROL N N N N ! ! ! (clique no link e veja o vídeo. depois não diga que eu não avisei)

# . por Joelma Terto .  0 Comentários