terça-feira, dezembro 30, 2008

Bronx
Cheguei na casa da Valentina antes do natal e ela foi me puxando pelo braço: "vamos passar batom, Jojô?". O alvo era a minha bolsa enorme, um mundo dentro. Abriu.
"Ei, tu pediu pra abrir minha bolsa?".
"Pode abrir?".
"Agora que tu já abriu... pode"

Mexe daqui, remexe dacolá, acha uma necesseriesinha:

"O que é isso, Jojô?"
"É uma necessérie. Uma bolsinha que a Jojô usa pra guardar baton. Abre"
"Ah. Eu tenho uma dessas. Mas é de guardar 'absovente'."
"Guardar O QUÊ, Valentina?"
"'A-b-so-ven-te''"

Eu já disse que ela tem 3 anos? 3 anos e 3 meses de muita vida.

...

"Valentina, I love you. Tu sabe o que é I love you? I love you quer dizer 'eu te amo', em inglês."
"É? Eu tenho um ailoviu. Vou ali buscar"

E sai quarto afora.

...

77 chega e ela vem contar:

"Tu sabia, Sete, que quando eu era bebê eu 'tumia' banho na banheira?"

...

Depois do almoço, na rua, a gente se despede, quase aos gritos: "Valentina! I LOVE YOU!"

Ela replica:

"I LOVE YA!"

Eu já disse que adoro a lógica infantil? E que adoro a Valentina? So mucha?

...

É com Valentina que eu me despeço de 2008. E de vocês nesse ano.

Ah, sim, tenho um presente de natal atrasado. Foi o Firpo quem falou que essa moça oferece um link com o disco novo da Eddie, o excelente (e qual disco da Eddie não é?) "Carnaval no Infeno", pra baixar via Torrent. Esse o meu presente.

Então domingo eu tive vontade de ouvir Eddie Eddie Eddie e resgatar a minha FI-TA KAS-SE-TE com o Sonic Mambo, o primeiro disco, quando achamos esse outro link aqui, com todos os discos (e mais um montão de coisas boas). Pra vocês.

É com Eddie que eu aguardo 2009, sem expectativa nenhuma, rumo às praias do Uruguai:

"Ainda a fogo em mim / quisera sempre assim... / dia de luz, festa do azul celestial, casa caíada, água salgada, imaginando a vida, toda submarina, deitada na estampa colorida da toalha, de todas as cores, secando ao sol / Mas todas as cidades já estão em chamas / consumidas por um desejo voraz / quem sabe ainda sobre alguma chance / a tarde o vento e o mar..."
(bairro novo/casa caiada - Fabio Trummer)

o sorriso do Sete, o olhar de Valentina
meus melhores tesouros


# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

segunda-feira, dezembro 22, 2008

uper trendy, bacana Y transada
Garotas da Capa - clique para aumentar e ler a matéria


Essa da esquerda sou eu, na matéria de capa do caderno "Fim de Semana", de sexta passada (dia 19) do jornal Gazeta de Alagoas. A pauta: a "memória sentimental" das pessoas que sairam de Alagoas em relação à sua terra natal por meio do paladar e da visão. Respondi às perguntas que a editora, a querida Leke Morone, mandou e achei que elas iam entrevistar um monte de gente e eu ia ser citada ali no meio. Pra minha surpresa, cá estou eu, ao lado da outra querida Michelly Rêgo falando das minhas frutas, dos meus lugares, meus passeios, minhas comidas. Até da minha buchada de bode, vejam bem. Com foto, carão e oclão em plena sexta-feira: uma coisa, assim, total Tieta do Agreste? Uh!

Não é engraçado que essa matéria tenha acontecido justo quando se falava em raízes, faltas de, saudades e solidões, deitada no divã? Não eras? Oras.

Na minha vitrolinha, Wado (sempre sempre, salve salve), Júnior Almeida e Sóstenes Lima, aguardando temporais serenos dezembrinos, para lavar as ruas e a alma.

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

quarta-feira, dezembro 17, 2008

a madonna, o xixi, as frieiras
Tudo começou com um papo besta, entre casais, sobre intimidades. Belly falava em suores e odores, eu acho, quando eu decidi anunciar, só pra causar efeito: "ok, eu tenho frieiras". E tenho mesmo.

Seria só um papo besta sobre intimidades e frieiras se na manhã seguinte, de um domingo ensolarado, 77 não me provocasse, dizendo que para evitar frieiras eu tinha que fazer xixi nos meus pés durante o banho: "a urina é um santo remédio pras frieiras", ele quase me falou, não usando essas palavras, ÓVBIO.

Duvidei que alguém mije no próprio pé pra curar frieiras. Como assim? O mundo está ao contrário e ninguém reparou, Cássia?

Ele me olhou com aquele olhar de desdém que só ele sabe fazer, quando quer: "sabe QUEM me ensinou isso?"

"A Ana Maria Braga", só pode.

"Não".

"A Oprah Winfrey?" (imaginem o Kiko, do seriado Chaves, indagando qualquer coisa. é assim que eu faço)

"Nãaaaao".

"Uma dica?"

"Ela é mundialmente famosa e tem mais de 40", me largou, assim, no meio das minhas fuças, o numérico.

"NÃAAAAAO! A MADONNA?!?"

Aí ele me contou que a Madonna chocou o mundo com essa declaração em uma entrevista no David Letterman. E eu aqui, querendo dominar o mundo. UÔU!

Duvidem? Pois o vídeo está aqui, com a transcrição aqui (prestenção quando ela diz "Did you know that it's good if you pee in the shower?" pordeusdoceunossosenhor) .

Madonna esteve no meu quintal, passou pela cidade maravilhosa e agora está na paulicéia desvairada e o máximo que eu cheguei perto da DIVA foi especular, com o marido, se ela urina mesmo, ou não, em seu próprio pé, agachadinha, durante o banho, pra evitar fungos.

....

E o bazar craft do sábado passado, que parece que já faz uma eternidade? foi um SUCESSO. Vendi to-dos os oi-to Tertolinos que consegui fazer. Quem tem amigo tem tudo. E tem mesmo. Eles foram, me prestigiaram, compraram, fizeram festa.

Brigada a quem foi e comprou. Brigada Kelen pela iniciativa e incentivo. Brigada Baru pela vizinhança e risadas. Já estou começando a nova produção e em breve tem novidades. Também já criei o Flickr exclusivo dos babies e vou abastecendo com fotchenhas lá. Por enquanto, digam oi pra família zoiudinha que foi viver feliz, separadamente, por aí:

"oi pessoal!"


...

Vocês estão sentindo falta de alguma coisa? SIM! AS ESTRANHAS BUSCAS DE MONOMULTI:

- Conquiste seu amor, pergunte-me como.

AS MELHORES BUSCAS DE NATAL:

- Que ruflem as harpas! (eu sei, essa foi péssima)
- Veja bem...

e mais:

- AUTO-EXPLICATIVO (monomulti em primeiro lugar, óbvio)
- a vida secreta dos famosos.

Por último, a cereja do bolo:
- STATUS DE GNOMO QUE REZA: pra fazer vudu no natal.

Era isso?

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

quinta-feira, dezembro 11, 2008

beautiful assimetric style
clique para ampliar


Das minhas aventuras com tesoura, linha e agulha nasceram os Tertolinos. São pequenos bonecos de pano, com olho de botão, enchimento fofinho de fibra de silicone e costurados com minhas próprias mãozinhas.

Para quem duvida que eu tenho realmente habilidades manuais, vá conferi-los ao vivo neste sábado, 13/12, das 17 às 20h no charmoso e aconchegante Bar Dinorah, onde minha micro-produção estará em exposição a preço honesto.

Além dos Tertolinos, vocês vão encontrar várias coisinhas lindas feitas artesanalmente por gente talentosa de verdade: bolsas, bijous, luminárias, móbiles, acessórios e fru-frus mil. A mulherada vai montar um atelier improvisado para criar enquanto rola o bazar.

E alguns bonequinhos, nesse link aqui ó. (prometo um flickr só pra eles, em breve. e mais fotos)

...

UPDATE: OH NO!!! os Tertolinos estão no excelente A Novidadeira! agora é só mais um passinho para... conquistar o mundo? ok.

Me passei, me passamos: como eu sou mesmo uma tonga da mironga do kabuletê, botei o horário errado no textinho acima. É das 17h às 20h e não a partir das 16h. Tsc.

Agora eu vou ali, produzir uma coletiva de imprensa, providenciar tags, costurar bonecos, arrumar minha vida, minha casa e conquistar o mundo craft, não é mesmo, Pink?

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

sexta-feira, dezembro 05, 2008

versão brasileira: ÁLAMO
- saindo do forno: tem mais de onde veio esse -


Sobre os MEUS bonecos de pano, eu gostaria de dizer, e sei lá porque - talvez por achar LÍCITO dizer - de onde veio o molde. Há cerca de um ano, pesquisando para fazer uma matéria sobre toy art achei esse link aqui, que traz o molde. Ele ficou guardado por um bom tempo até eu decidir o que fazer com aqueles panos comprados há uns 4 anos em um Festival de Quilt e Patchwork.

Eu tirei as zorelhas, porque o meu é bicho-gente, não bicho-bicho.

E, vejam, qualquer um com o mínimo de noção de manejo com agulhas, linhas e tesouras pode fazer o seu craft-tabajara, em casa.

Então eu comecei agora uma produçãozinha dos Theobaldos. Já era uma coisa que eu queria fazer, mas daí veio um convite da amiga-arquiteta pra participar de um bazar no dia 13. Eu pensei: e por que não? Se (algumas de) vocês aí estão me incentivando, não é mesmo? Uma hora eu tinha que começar.

Então eu comecei.

E minha produção é lenta, lerda, preguiçosa, desinteressada. Umas vezes, no meio do trabalho, eu páro e penso que costurar bonecos de pano a mão, alucinadamente, não faz o menor sentido.

Outras horas, enquanto furo os dedos, eu penso que nem sei se consigo chegar no dia 13 com meia dúzia de Theobaldinhos. Porque parece que no minuto seguinte eu serei vencida: pelo cansaço ou pelo tédio.

Mas estou tentando.

E se eles forem um fracasso comercial e eu não vender um só boneco (meda! pânica! terrôra!), eu ensaco tudo na minha sacola de papai noel e os amigos vão ganhar bonecos antes do que imaginaram. Sentiram?

Dedais. Preciso de.

...

Idéias mil pra fazer com mil botões? Aqui. Com tutorial e tudo. Em tempos de surto-craft, essa Rosa (que não é a Pomar, mas a Freitas) tem sido mais uma guru. Adoro! E recomendo.

É dela também delicioso Bonecas de Papel - com arquivos para baixar de bonecas de papel e suas roupinhas, pra recortar e brincar feito gente pequena.

...

Mais dois blogs brasileiros sobre decoração: a elegância de Mika Lins e a casinha de Mari Mello. Mais que falar sobre decoração, as duas abrem as portas de suas casas, mostram suas preferências e dividem suas referências. Já virei fã. E também recomendo.

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

terça-feira, dezembro 02, 2008

32 ontem à noite
"é pig! é pig!"


É porque ela disse que não queria comemorar, não estava disposta, não nãos, que a comemoração veio até ela. (Obrigada Drica, Back, Rafa, AdriB, Vica, Julio. E 77.)

...

Ela retrocede alguns anos e volta a pedir: calma, paciência e tolerância pra tentar ir levando a vida com saúde e com um tiquinho de afeto. Pra não surtar demais e não ter um AVC antes dos 35 pelas coisas mínimas-mais-banais.

Vertigem.

...

Ela também anda numas de querer ler livros que já leu, ver filmes que já viu, falar e conviver com pessoas que já fizeram uma parte danada da vida dela e que pluft, sumiram, assim. Ela anda com umas vontades tremendas de "re".

...

E se, porventura, ela encontrasse o Oscar Quiroga ontem, questionaria: "defina, agora, BOA FORTUNA? sim?". Mas, bem no fundo, ela acha que entende o que ele queria dizer com.

...

Agora chega de introspecçãozinha besta?

# . por Joelma Terto .  0 Comentários