segunda-feira, maio 26, 2008

charrua
O Chamego Center entrou, oficialmente, em modo de contagem regressiva para as férias. Passagens compradíssimas, 77 e eu partimos na próxima segunda, dia 2 de junho, rumo às terras quentinhas da Bahia. Salvador (e nosso amigo Sivaldo Pereira) nos aguarda(m). Em seguida, dia 6, seguimos pra minhas Alagoas: Maceió, Palmeira dos Índios, Minador do Negrão no rápido roteiro de mais 10 dias. Família, festa, praia (!), caipirinha, amigos, sol com filtro solar, sombra, rede, renda, artesanato, camarão, tapioca & acarajé.
Pé de carambola, de sirigüela e de pitanga.
Ponta-verde-jatiúca-jaraguá-guaxuma-riacho-doce-pontal-da-barra-francês-gunga. Sertão, xucurus, cariris, cristo do goiti, índia pelada, praça do açude, toda minha infância e juventude. Fogueiras de São João, São Pedro e Santo Antônio, não nessa ordem.

Tenho certeza: vai ser tudo bem legal.

...

Sonho de consumo besta da semana: show do Wado em Maceió entre os dias 6 e 16 de junho.

(um videozinho com música nova do rapaz, para ir entrando no clima)

...

Praça da Matriz, Porto Alegre, 24 de maio de 2008


Praia de Pajuçara, Maceió, 26 de novembro de 2006


...

Enquanto isso, em Porto Alegre, a gente aproveitou o feriadão pra fazer coisas tantas - de andar de bicicleta na Redenção a faxina no guarda-roupa, daquelas de botar o móvel abaixo. Uma das coisas bacanas do feriadão foi sair de casa para conhecer, finalmente, a Galeria Cometa Design. Numa charmosa casa numa simpática rua no Alto da Bronze. Se dinheiro eu tivesse pra ter uma casa recheada de peças de disáin, eu teria cada uma das peças da coleção dessa gente talentosíssima. Ah, eu teria. Vale a visita para conhecer as coleções, os criadores e a casa, que tem soluções bacanas e um quintalzinho tão querido.

...

"Num velho navio Lucrécia partiu rumo ao continente antártico
Não sabe não viu de onde surgiu o interesse amor enigmático
O tempo está bom e um passeio lhe agrada
Aos tripulantes a proa é liberada
Às três da tarde, ao longe, avista extasiada a primeira montanha congelada

É uma linda geleira, seu sorriso é enorme
Está feliz Lucrécia, deita e dorme"
(Wado, em Lucrécia)

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

terça-feira, maio 20, 2008

tapis rouge
Graças à arquiteta Kelen e ao Google Maps, fomos parar, esse final de semana, em Brochier, uma simpática cidade de colonização francesa e uns 4 mil habitantes a cerca de 100 km de Porto Alegre, com direito a passagem pela encantadoramente florida Pareci Novo, "pouso" em Montenegro e uma visita às cascatas de Maratá. A viagem deu início oficial às nossas desejadas aventuras pelo interior do gaúcho. Foi bem bacana e instrutivo. Descobrimos, por exemplo, que Brochier (pronuncia-se Brochíêr, embora hajam controvérsias) é a capital do carvão vegetal, o que comprova minha teoria que toda e qualquer localidade gaúcha se acha no direito de se auto-denominar capital de qualquer coisa. Seu mascote é um bizarro boneco gigante chamado Carvozito, cuja cara é um forno (!) e que carrega na mão direita uma caneca de chopp. Da Brahma. Seu hino transforma os enfants-de-la-patrie-irmãos-fundadores, Jean Honoré e August, em João e Augusto, além de me fazer crer que a pronúncia correta seja Brochír, já que, na quarta estrofe, o nome da cidade rima com "porvir". Mas isso tudo são só tolices. O passeio foi realmente bem ótimo.


Brochier, Brochier/RS


Não conhecemos Nova Paris, contudo.

...

Alegría! Finalmente 77 e eu fomos ver o Cirque du Soleil, depois de quase um ano da compra dos ingressos. De chorar de lindo. Pra alguém que foi apaixonada, quando criança, pelo circo tradicional, esse novo conceito de fazer circo é belo por demais. Tá tudo lá: seus palhaços, seus bufões, seus artistas. Seus ícones revisitados. Com técnica apurada, figurino luxuoso, puro encantamento. Com uma trilha sonora primorosa e emocionante executada ao vivo. Aquela gente que tem borracha ao invés de ossos no corpo, que voa em câmera lenta. Aquelas moças de voz tão doce de canto de sereia... Seguramente, o espetáculo mais bonito que já assisti.

Definir a trupe canadense em uma palavra? Delicadeza. De encher de adjetivos. De ficar de olhos brilhantes grudados em cada detalhe. De aplaudir de pé. Quem tiver oportunidade, que não perca.

...

Vocês gostaram das buscas do post passado? E vocês pensaram que já tinham visto de tudo nessas suas vidas? Então sentem nas suas cadeiras, apertem bem os seus cintos e tomem ISSO bem nos meios dessas suas fuças. Depois não digam que eu não avisei.

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

quarta-feira, maio 14, 2008

servilleta
A minha apresentação do post anterior fez tanto sucesso que estou pensando, seriamente, em me apresentar a vocês toda semana. É o que me resta em tempos de muita correria e pouca inspiração. Mas eu esqueci de dizer que a dona desse blog se presta também a se interessar em decoração descontrol. E que - o mais importante - nessa seara, ela (e ele, o blog) tem, pelo menos, duas musas: Simone Quintas e Chris Campos. Se você também se interessa no assunto, recomendo muitíssimo a leitura das duas. Aproveito pra fazer uma advertência: cliquem no blog-referência canadense Decor8 conta e risco de vocês. Eu tenho comichão, faniquito e fico atacada dos nervos cada vez que clico nele. Tô avisando.

...

fatos & fotos ou luquislaiquecolunasocial ou, ainda, os melhores cliques do aniversário de Dita Von Claire, sábado passado, no Zelig:

engenheiro Cráudio e suas meninas - Filhas do Dono, monomulti, Like Dorothy, Gorduchas Gostosas, Festa Móvel, Satisfeito, Pequenas Ervilhas e Nêsperas, não necessariamente nessa ordem


momento carão com a aniversariante


momento bafo paparazzi total


espevitamento crônico


ro e greg também foram


(fotos cedidas por Adelaide e Carmensita)

...

Sonho de consumo besta da semana: uma escova térmica de cerâmica iônica, seja lá o que isso signifique, e coordenação motora suficiente pra escovar meus cabelos que nem os profissionais da beleza e ficar sempre do jeitinho que estou nas fotos acima, porém sem precisar ir no salão.


...

Gente nova (e boa) no pedaço.

...

Eu e 77 estamos tentando descobrir qual a melhor invenção do homem (enquanto humanidade). Googleando por aí, ele ouviu dizer que era a escova de dentes. Eu ainda voto na base de unha, que tem a função de "segurar" um rasgão nas meias calça de nylon fio 15 recém-desfiadas. Sempre soube.

...

Vamos ao que realmente interessa? Buscas estapafúrdias a granel nessa noite de quarta-feira:

- Gauchidade nagô.
- www.lookslikevictorgraeff.com
- Caca Bueno's Sinddrome
- Tem gente que gosta de botânica. Outros, a veterinária. E há ainda os que se interessam por literatura.
- Conquiste o Brad Pitt, pergunte-me como.
- Estranhos desejos pictóricos.
- Lagartixa na parede!
- Deus há de perdoar essa gente e me dar um cantinho especial no céu, senhor gúgol?

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

quarta-feira, maio 07, 2008

cool breeze
Eu tenho um tio, postiço, Tio Só, se chama. E ele é artista. Dos bons. Pessoa referência que é, foi fonte de uma matéria sobre blogs lá na Gazeta das Alagoas (matéria do meu querido Fernando, diga-se). Um indicava o outro e ele indicou o monomultizinho trés-color. Logo, se você chegou até aqui porque leu o jornal da minha terra, muito prazer: meu nome é Joelma, jornalista alagoana balzaca que mora há 8 anos em Porto Alegre, tem um marido imaginário real que atende pela alcunha de dois números, mora num apartamento de dois pátios que atende pelo apelido de Chamego Center e cria três bichos de pelúcia que atendem pelos nomes de Nemo, Gugussauro e Torrincão. Mas esse último não é de pelúcia, realmente, o que gera uma crise existencial tremenda. Nela mesma. E se você ainda não entendeu muito bem, esse blog é bem irrelevante e versa, quase sempre, sobre 1) o nada; 2) as agruras de uma assessora de imprensa que um dia ainda será bem sucedida, mas por enquanto precisa, volta e meia, fazer incursões pelo c* do Brasil pra ganhar a vida decentemente; 3) buscas esdrúxulas via mister gúgul; 4) liquidação de sapatos. Mas, vejam bem, se vocês tiverem paciência e perseverança, talvez consigam se divertir, lendo, quase tanto quanto eu me divirto, escrevendo, (n)isso aqui.

Sejam bem-vindos, tá?

...

Acabou abril, né? E maio tá quase na metade, que puxa. No mês que passou teve aniversário do Backbone e da Livinha. Aí uma colega de "selviço" da nossa amiga francesinha perguntou bem assim: "Como é mesmo que você tá virando? Caucasiana?". Sintam o drama: além de trintona e balzaquiana, levinha ainda tá ficando loira! Luxo puro.

....

Isso me lembrou aquela clássica e velha (e que eu adoro) piada de humor negro do finado Estranhos Links. Era um diálogo mais ou menos assim:

- Coitado, foi defenestrado.
- É, e ainda jogaram ele pela janela.

....

Parece que foi aniversário do Sabin também em abril. Mas, parece, ninguém lembrou. Tsc.

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

quinta-feira, maio 01, 2008

Vila Tibério's style
(ainda) Não dirigi trator (com ou sem piloto automático); não me enlameei de barro até a metade da canela, mesmo com chuva; não vi Cleide, a menina Daqui e ex-estagiária da outra que agora é de lá; e ninguém me chamou de "bem" no final da frase até agora, o que me faz crer que, em apenas um ano, a expressão caiu em desuso.

Comi maçã do amor todos os dias e me senti com 12 anos de novo; encontrei gente querida; fui num lugar chique fazer shiatsu e uma mulher me estapeou as costas, subiu ni mim, me judiou e me sovou por meia hora (mas foi muito bom); e depois fui com a chefa comer suhi que explode na boca num restaurante situado na inacreditável rua ONDIBECTE Silveira.

Entre sins e nãos se faz a maior feira agro-rural do meu brasil varonil.

Diz que volto amanhã pra casa e que faz frio e chove na área escura do mapa.

# . por Joelma Terto .  0 Comentários