sexta-feira, fevereiro 29, 2008

canção
self portrait através do (sujo) espelho
minha nada organizadinha mesa de trabalho


Vocês já tiveram vontade, alguma vez na vida, de voltar para o útero de suas mães?

Vocês já se deram conta que, ok, voltar para o útero da mamãe é impossível, então...vocês já tiveram vontade, alguma vez na vida, de desistir? É, desistir? Se livrar de tudo, arrumar as trouxas e voltar pra casa das suas mães? Viver de todynho e bolacha maria, vendo sessão da tarde toda santa tarde, de pijamas e chinelos o dia todo? Sem qualquer raio de coisa que apurrinhe isso que você vai passar a chamar de, ãhn, vida? E sem internet, calaro.

Vocês já tiveram uma enxaqueca que lhes consomem por três dias consecutivos, tão forte, mas tão forte, que vocês têm vontade de arrancar fora e jogar suas cabeças bem longe?

Eu já.

(in)Felizmente a gente, nós seres humanos, tem, temos (parafraseando o Caio) o que chamamos de sonhos consumistas. Talvez só isso mesmo faça com que a gente continue. Continuemos. Continuamos...

Quanto à enxaqueca, eu e a medicina - a ocidental e a oriental - temos feito de um tudo. Sem muitos resultados.

...

Lembram do relógio paraguaio de gosto duvidoso comprado no mercado persa de Foz do Iguaçu pela bagatela de derreal, sem pilha, de uns posts abaixo? Não funciona. Simplesmente. O 77 tinha razão - e eu odeio quando ele tem razão, assim, desse jeito.

...

Falando nele... 77 chega em casa e me encontra jogada no sofá: doente, carente e manhosa. Tira a comida do microondas, me serve, tira meus sapatos, faz massaginha, dá carinho, atenção e cuidado. Me leva pra cama; só falta botar no colo. Depois de me cobrir com o lençol e dar beijinho de boa noite, pergunta se eu não quero mais alguma coisa:

- Sim. SOME DA MINHA FRENTE!

"Quando a mulher fica grossa assim com o marido é porque já está bem", resmunga antes de apagar a luz e voltar pra sala.

Eu? AMO. Muito.

...

Se a semana foi uma naba, no fim tem as buscas fantásticas, que eu sou obrigada a dividir com vocês:

- Com sonoplastia.

- CUMA?

- É iêu mêis.

- Vegetal, animal.

- Na quarta-feira o monomulti estava em primeiro lugar. Agora está em sétimo Ih, nojento!

- E o prêmio VATARREL OIGALÊ PORCARIA NÃO TE ALCANÇO da semana vai pra essa inacreditável busca cujo resultado traz o monomulti em primeiro lugar. Expressionante.

...

Agora eu vou ali arrumar a mala, que tem uma semana demolidora me esperando ni Sumpaulo. Fui-me.

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

segunda-feira, fevereiro 25, 2008

space chakundum
as calçadas da minha cidade baixa
por 77 de arrabéus


Meu sobrenome é trabalho em março que se inicia só na oooooutra semana e tem sido hard-fucking-job nesse fevereiro que (eu até prefiro assim) não acaba nunca. Não é reclamação, é só uma constatação e talvez (mais uma) justificativa para a ausência e os posts burocráticos. Porque às vezes eu grito por dentro e gosto de dividir as coisas. E porque agora eu tenho mais um filho recém parido a quem preciso cuidar, alimentar e trocar as fraldas. E tem aquele outro, lembram? que loguinho terá novidades. E eu amo todos os dois, bem quentinhos debaixo das asas da mamãe.

Desejo com ardor os finais de semana para ver a Valentina, pra dormir até às 10, pra deitar no chão limpo da minha sala ou me balançar na rede nova no quintal. Pra assistir o recém-baixado episódio da quarta temporada de Lost comendo pipoca, fazer a unha no salão da esquina e cuidar de mim, da minha casa e dos meus afetos da forma como não consigo cuidar durante a semana atarefada. Talvez sejam esses meus luxos ultimamente, rainha.

Dia 2 viajo pra capital do Brasil. São Paulo, onde mais? A trabalho que adoro-descontrol. E dessa vez nem um pulinho na vila Madalena nem na praça Benedito Calixto nem visita aos amigos queridos. E na volta eu sigo diretaço pra mais uma temporada no inferno rural-agro de Dont-Touch-Me City Baby. Porque do mesmo jeito que a vida dá, a vida tira, vocês sabem. Tem muito, mas muito mais coisas (boas) pelo caminho, que não ouso falar. E lá pro fim do mês tem 77 indo com amiguinhos ver o Tio Ozzy (aquele mesmo gagá comedor de morcego, marido da Sharon, minha ídola) em Buenos Aires, enquanto eu devo seguir por aqui em dura labuta. Ufa, cansei.

Apesar das olheiras e da aparência de caco humano ambulante, eu tô cheia de gás. Então que venha logo março com suas águas. E que acabe logo para, quem sabe, eu tomar um ar lá por abril.

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

terça-feira, fevereiro 19, 2008

loucuras de verão
Joelma passa reto e finge que não vê a LIQUIDACIÓN em letras coloridas na Calle Florida, centro de Buenos Aires. 77 fotografa tudo do outro lado da rua, no verão de 2006


Há alguma coisa errada quando:
1) sua chefe volta de Paris e a primeira coisa que faz quando chega no escritório é ir na sua mesa, te puxar num canto e dizer que só lembrou de você na cidade-luz. a torre eiffel? o senna? notre dame? o quartier latin? os arcos do triunfo? mona lisa, seu sorriso e a pirâmide do louvre? casal cover de sartre e simone de beauvoir de mãos dadas debaixo de uma árvore em frente à sourbonne? nada dissa: as inacreditáveis liquidações de inverno pipocando em cada vitrina de cada esquina: "a tua cara!". juro por deus.

2) uma das suas melhores amigas também volta das zoropa e vai almoçar com você e o seu marido. a primeira coisa que ela te diz quando vocês acham uma boa mesa? que sentiu saudades? essa foi a segunda. "Eu só lembrava de você vendo aqueles sapatos todos, lindos e baixos, tudo em liquidação, TUDO, naquelas loxinhas espanholas. Tanto, tanto, tanto".

3) você enfrenta a free-way num domingo ensolarado pra buscar a afilhada mais linda do mundo na praia. sua comadre te olha bem no olho e diz: "xoxô, lembrei tanto de você nessas duas semanas de férias e veraneio: tá tudo em liquidação aqui em Capão". por via das dúvidas, eu fiquei bem longe do centrinho.

(o que eu fiz da minha auto-imagem, meu dôs do céo?)

Isso tudo é só um prólogo besta pra dizer que:
1) amanhã, quarta, dia 20 tem bazar de liquidação da Pó de Estrela e a Paola quer ver todas vocês lá, ouquei?
2) quinta, 21, é dia de chá gelado na Louloux. e dia de chá é dia de desconto de até 40%. a Clarissa também faz questã de uma passadinha.

Eu tô me segurando nas tamancas. E prometo que mudo de assunto quando começar o outono.

...

Para comemorar seus bem vividos 40 anos, a irmã de 77 alugou um espaço onde a atração são incríveis brinquedos para adultos. Não é nada disso que vocês tão pensando, seus podres. Estou falando de cama-elástica, tobogã, briga de cotonete gigante e touro mecânico uó. Eu amarrei os peitos e disse pro 77 que ia ficar 3 horas initerruptas pulando na cama-elástica. "Tu não agüenta 15 minutos", disse o numérico, e eu odeio quando ele tem esse poder nostradâmico de previsão. Foram só dois turnos, de 5 minutos cada, botando os bofes pra fora e com direito a uma queda fenomenal. Em menos de meia hora eu já estava descabelada, suada, com os pés sujos e um dos joelhos ralados. Mas me diverti horrores, especialmente com a piscina de bolinha. O Setinho também. Eu não falei que "lúcido" combinava com "lúdico"? An-rã.

...

"Sábado fui assim" ou Momento Cristiana Guerra total - antes da cama elástica, course:

(clique na imagem para ver maior)


blusinha Relicário sobre camiseta preta com manga de rendinha C&A
short Riachuelo
sapato Louloux
bolsa Coza by Heloísa Crocco
presilha Paola Abiko
colar (não me lembro, presente da Driquinha)
Jon Bon Jovi na TV

...

As inacreditáveis buscas da semana.

- Uma buxca purtuguesa, com certeza.

- Tratamento Capitão Nascimento Disléxico: pede pra sair, pedra nos rim, pede!

- Delicadinha da mamãe.

...

Zentchi, Simone Quintas citou meu comentário sobre pôsteres (post "Pôster bom, pôster ruim", de 10/01) na edição impressa da Casa e Jardim desse mês. Toda boba eu fiquei. Com delay e tudo, como tem sido a vida nesse mês de fevereiro: ela acontece, a vida, mas eu só comento muito depois.

...

Tô só o caco. Vocês não?

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

quinta-feira, fevereiro 14, 2008

aforisticamente
santuário


Ter amigos mais jovens significa explicar quem é Pollyanna ("o clássico de uma geração") e o que é O Jogo do Contente, que você joga bobamente quase sem querer jogar. Diariamente.

...

Wado novo no repeat (Terceiro Mundo Festivo é O disco de 2008, anotem aí). Nostalgia pura. Meu conceito particular, muito próprio e só meu de Comfort Music.

(pause)

Leia. (não)Entenda. Baixe agora. Chore junto. (Re)lembre. Ame. Sinta saudade do que já passou, do que viveu e do que não viverá jamais. Rasgue-se. Alague-se.

...

Quando somos jovens a nossa profundidade é mais rasa?

...

Dor no peito. Na cabeça. Nos joelhos.(Joelhos deviam vir com prazo de validade e a gente devia ter direito de trocá-los a cada 10 anos). Rir das coisas boas de se rir até cair da cadeira e ter crise de asma. Coisas que valem a pena. Coisas que não valem. Pequenas alegrias cotidianas. Estar bem onde se sente bem. Amar quem a gente ama, incondicionalmente. Flor vermelha. Sapato vermelho. Tudo vermelho, de novo. Ansiedade só um pouquinho e 5 gotinhas de rescue a cada hora e meia.

...

"Olha ali sou eu / pendurado / no fio desencapado / no poste de alta tensão" (wado / marcelo frota)

...

Sim, "lúdico" combina com "lúcido". É só um ponto de vista. Ou um anagrama tolo.

...

Esta aqui sou eu, tentando me equilibrar na ponta dos dois pés. Bailarinisticamente...

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

segunda-feira, fevereiro 11, 2008

japoneses sabem como aproveitar espaços pequenos
acabou o carnaval? um blog com delay
foto de 77 de Arrabéus na Rua do Perdão


- Eu sou doida por uma liquidação. Adoro quando vejo uma vitrine com aquele barreado (sic!) vermelho, sabe? Você não vê nada do lado de dentro, só escrito do lado de fora: 50, 60, 70 por cento!
- Já eu AMO manequim pelado. Manequim pelado é tudo. Olha um alí!

(o diálogo é real. eu estava junto, mas nenhuma das duas falas é minha. por deus: é esse tipo de gente louca que eu atraio)

...

Agora eu tenho uns cabelos meio arroxeados e (mais) um par de sapatilhas compradas em liquidação de 31 reais da Cristófoli. Monotemática? EU?!?

...

Falando bem sério: a situação tá brabíssima pro meu lado nesse começo de ano de Xangô cheio de trabalho e coisas pra fazer e realizar. Só preciso lembrar de anotar a placa da próxima caçamba que me atropelar numa segunda-feira chuvosa com cara de naba.

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

quarta-feira, fevereiro 06, 2008

isopor, papel crepom & confete




the falls
(clique para ver maior)


As Cataratas do Iguaçu são um espetáculo. Qualquer outro adjetivo que eu tente usar aqui vão soar clichê demais e eu não vou nunca conseguir traduzir a beleza daquele aguaréu todo caindo. É lindo ao cubo. Eu tive vontadinhas de chorar de emoção bem no final do passeio, quando as gentes vai bem na beiradinha do precipício d'água e toma um banhão de vapor (d'água) e se sente total em simbiose com a natureza. Recomendo. E recomendo muitíssimo o Hostel Paudimar. Eu fiquei no campestre, pertinho do aeroporto e do Parque Nacional, mas tem outro, menor, no centro. Melhor custo benefício, com direito a gente do mundo todo pra bater papo e se sentir menos só no mundo.

...

Eu tomava um sorvete da Kibom no aeroporto do Foz do Iguaçu enquanto matutava sobre o fato de não ter comprado nadica nessa última viagem ao oeste paranaense quando aquela loxinha de aeroporto me chamou atenção. Entrei. E diria quase que aquilo não era uma porta de vidro de loja de aeroporto, mas um portal pra uma outra dimensão. Tinha de um tudo: sandália havaianas, blusinha indiana estampada com Shiva e Ganesha, colares de pedras, porta-insenso, lembranças de porcelana "estive em Foz e lembrei de você", cuia de chimarrão, lata de tahine e toda sorte de comida árabe enlatada. Meu mercado persa particular. Uma voz vinda do além falou "as bolsas são dérreal, moça". Eram umas bolsas verde-amarela, tinhosas, sobras da última copa do mundo. Talvez o que tenha me chamado mesmo a atenção tenha sido um tabuleiro com qualquer coisa dentro que de longe dava pra ler: "3 por 5". Gostei de um colarzinho de linha de crochê enrolado numas argolas assimétricas: 5 real. Botei no pescoço. Depois, olhei de soslaio um reloginho paraguaio de gosto duvidoso, sem pilha: 10 real. É meu. (77 garante que é usado). A dona da loja (e da voz do além) era uma atração à parte. Do jeito que estava, sentada numa cadeira de praia, dessas que dá pra deitar e bronzear de costas, ficou. De perna cruzada e tudo. Me disse que o relógio paraguaio de gosto duvidoso era tão bonito que mesmo sem bateria eu podia usar. "Assim, como fosse uma pulseira". Foi nessa hora que ela ganhou minha simpatia pra todo o sempre. No final tava me oferecendo café árabe, a turca. Eu esperando que, a qualquer minuto, fosse me apaixonar por uma peça qualquer de 174 reais e 95 centavos. Mas não. Quando me dei conta era hora do meu embarque e eu saí de lá, feliz da vida com meu colar de linha de crochê e o relógio paraguaio de gosto duvidoso. Sem pilha. Na conexão em Curitiba ainda comprei um chapéu de palha feito por uns índios de uma tribo paranaense que eu esqueci o nome. Por 4 reais. Adoro minhas compras. Adoro.

...

Graças à curiosidade da Flavinha e ao seu Google: tudo sobre o autor d'O DEDO.

...

Momento Estranhos Links: mais estautas bizarras mundo afora, aqui. (obrigada Ditágoras)

...

Quase me acabei nesse carnaval: de saudade, desejo e muita vontade de estar, de novo, em Olinda. Subindo e descendo ladeira. Sendo feliz nos Quatro Cantos, me divertindo no Enquanto Isso na Sala de Justiça e detonando o rock n' roll no RecBeat. Definitivamente.

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

sexta-feira, fevereiro 01, 2008

paz mundial
tudo xóia.
clique para ver os sórdidos detalhes


"Oi? Eu conheço você. Você não é a miss Cascavel? EU TE VI NA TV!". Sim, eu encontrei a miss Cascavel. Tá bem aqui a foto pra provar (eu sou a gorda da esquerda; as do meio são as gurias queridas da loxinha; ela é a moça sorridente da direita, fazendo pose de miss e tudo. E, ei! ela não lembra, muito vaga e vesgamente, a Tainá Müller?). Eu adoro um fiasco. A moça ficou tao emocionada porque foi reconhecida publicamente por uma estrangeira baixinha e espevitada, cês precisavam ver. Claro que eu não disse pra ela que a vi no programa do Julien, uma espécie de Amaury Jr. trash local. Trash de verdade, tanto quanto o dedo. E que aquilo - aquele programa na TV local, que eu vi há um ano atrás, quando a moça foi coroada - me marcou profundamente, da mesma forma que o dedo. Não, isso tudo eu não disse não. O que importa é que mês que vem ela concorre ao miss Paraná e nós todos vamos torcer por ela. Não vamos? Se for no mesmo nivel do ano passado, acho que ela tem alguma chance. Vocês nao acham? (cliquem por sua conta e risco. Ok: por favor, CLIQUEM, vejam as caras, uma a uma, leiam a legendae, brinquem de escolher a melhor maquiagem, o melhor penteado, o melhor sorriso, de descobrir quem ganharia o Miss Simpatia e caim da cadeira comigo de tanto rir porque isso é BOM demais! Meu voto é pra Miss Reserva. Miss Reserva é piada pronta demais, minha gente. Eles não devem estar falando sério, de qualquer forma)

...

Missegura que eu vou DAR um troço. Eu taquei pedra em jesus cristo crucificado e colei chiclé na cruz, depois eu cuspi no santo sudário e depois eu... Sim, eu sei muito de tudo isso.

...

Primeira feira agrícola o ano cumprida com sucesso. Foz do Iguaçu e suas cataratas, aquelas, me esperam. Volto pra contar mais história depois.

# . por Joelma Terto .  0 Comentários