quarta-feira, janeiro 30, 2008

it turns me on
o incrível DEDO que brota do concreto na praça central de Cascavel.
alto aqui do meu 9° andar. arte.


Tem coisa pior que feira agrícola: feira agrícola com chuva, vento e frio. Vocês não sabem não, mas eu pago os meus pecados em feira agrícola com vento, frio, chuva e lama. E se alguém ainda pensa que eu venho pro fim do mundo a passeio ou pra brincadeira, eu só digo: aqui tem trabalho, e muito. Ainda nem deu tempo de ir ao shopping center. Mas eu espero ir hoje à noite e achar alguma boa liquidação. Vocês já desconfiaram: só uma boa liquidação me redime, me liberta e salva. Amém.

...

Parou de chover!

"Because the sky is blue, it makes me cry
Because the sky is blue...aaaaaaaahhhh"
(Beatleszinhos de meu deus)

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

sábado, janeiro 26, 2008

porco metalizado
uns bebem, outros fumam.
meu vício é de calçar


Agora que eu fui lá e adquiri por módicos 80 rurais em duas vezes sem juros o ÚNICO par que coube no meus pequeninos pés 34 (esse mesmo na foto acima), aviso: a Louloux está em liquidação. A singeleza da sapatilha de caveira parece perdida na coleção toda luxo. O estrago só não foi maior mesmo porque nada além dela coube no meu pé. Essa rasteirinha aqui eu desejei ardentemente, mas não coube. Bem feito pra mim. Pras moças que calçam 35, modelos belos de chorar sentada no meio fio, a preço de mostruário. A pecadorama* fica na Vasco da Gama, 461 (entre a Miguel Tostes e a Ramiro Barcelos).

*Copiráiti e dica de Debora, mãe de Theodoro.

...

Capitão nascimento's sindrome ou O que "faz a cabeça" do Chamego Center - Categoria: fashion & homeware:

canecas e copos de caveira Alexandre Herchcovitch by Tok & Stok


blusa de caveira Clube de Reciclagem e toalha caveirinha marca diabo


...

Caveira lembra veneno, veneno lembra cobra, cobra lembra que viajo amanhã pra Cascavel City, a Texas brasileira. A trabalho, pelo terceiro ano consecutivo. Vou lá respirar o ar agro e volto no comecinho do carnaval. Se não tiver novidades, vocês podem clicar nos arquivos de fevereiro do ano passado e se divertirem com a desgraça alheia, porque eu tenho certeza que não vai ser muito diferente. Prometo que dessa vez não aceito o convite de comer sushi, pelo menos.

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

quarta-feira, janeiro 23, 2008

(non) mon bijou
invista na bolsa
pequeno ensaio aqui


Meu dia começou às 6h30 numa fila de posto de saúde pra tomar vacina contra febre amarela e termina com meus sonhos despedaçados por ter tomado tufo do Gianecchini, que não veio a Porto Alegre e perdeu de me ver, ao vivo e em cores. Tão vendo um L bem grande na minha testa? An-rã.

...

Antes da injeção, a moça diz assim: "febre, dor de cabeça e tontura serão sintomas normais nos próximos 10 dias". Eu já saí do posto de saúde sentindo febre, dor de cabeça e tontura.

Eu vou atualizar meu perfil no Orkut: "uma mulher pocket, exagerada, desprovida de senso de direção E influenciável".

...

Ídolos vivos eu tenho alguns. O Bituca, por exemplo. Um outro é o Menezes, que deu pra sonhar sonho surreal com o Big Brother Brasil.

...

Alguma vez você já teve a impressão que a vida está brincando de gato e rato com você? Você é o rato, obviamente.

...

Denize e eu vamos, juntas e de joelhos, de São Bernardo do Campo até Beagá, pedir a bênção ao Ronaldo Fraga. Cês viram a coleção de inverno no SPFW? Viram? Eu vi só essa matéria aqui cheia de foto linda e quase morri. Tem um canto no meu coração que é só dele, vocês sabem. Esse homem não faz roupa minha gente, ele faz poesia.

...

Chama-se Paudimar o hostel honesto que eu encontrei na terneti. Mesmo assim eu fiz a reserva. Tem piscina (adulto e infantil), quadra poliesportiva, mini discoteca, área para frisbee e fica pertinho do aeroporto e das famosas Cataratas do Iguaçu (Iguassu Falls, folks). Sim, repelente é o único item que já está na bagagem. O cocá, o apito e a TANGA eu boto no sábado, antes de fechar a mala.

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

sexta-feira, janeiro 18, 2008

te peço, girassóis


we are a family: seven, back and me
Casa de Cultura Mário Quintana, Porto Alegre
clique para ver maior


Adelaide tem uma irmã que tem uma teoria: digite qualquer coisa estrambótica no Mister Gúgol e você cai no monomulti. Seja pelo conteúdo estapafúrdio ou pela forma estúpida de, literalmente, pedir ao oráculo digital que lhe mostre um resultado. Ou os dois juntos. Esses dias, quando eu descobri que a bromélia que eu ganhei de aniversário do Backbone estava morrendo, no maior desespero, lembrei dessa teoria. Foi quando eu mesma digitei essa busca aqui pra ver no que ia dar. E não é que não só caiu bem aqui, como o monomulti aparece em primeiro lugar e - só pra piorar a minha situação - a busca me levara a um post onde eu dizia que matara uma bromélia e que já havia matado outra. Mas eu não lembrava de nada disso. Ou não queria lembrar. E isso tudo é só pra dizer que o meu bad karma com bromélias só aumenta.

...

Uma vez eu publiquei uma dessas buscas onde alguém pedia ao tio Google uma foto de um abacaxi que acendia numa feira de ciências. Minha audiência adora. Pois a mesma Delaidinha e dona Helena Berner, passeando em Gramado, todas-chiques-todas-tudo, acharam: o verdadeiro e incrível abacaxi que acende. E ainda pisca. Numa loja. Fotografaram; um fiasco. E me chantageiam pra eu postar aqui. Cliquem no link por conta e risco. Eu confesso: se eu tivesse junto, teria comprado. Pronto, falei.

....

Relatórios de acesso servem para você se surpreender quando um monte de gente começa a acessar seu blog e, em seguida, você descobrir o motivo. Pois eu fui citada nos blogs da semana do Pensar Enlouquece, do Inagaki. E ainda estou lá. E se você chegou até aqui através dele, muito prazer: meu nome é Joelma e esse é um blog sobre a arte de ser irrelevante. Agora vamos falar sobre óculos e shampoos.

...

Eu passei trinta e um anos da minha pacata vidinha sem saber que Tom Ford existe. E poderia passar o resto dela sem saber. Mas ela foi lá e dismuliu cum tudo. Quase sempre (99,9% das vezes) eu amo Denize. Mas dessa vez ela pegou pesadíssimo. Me sinto um caco de mulher.

...

O rótulo de Dove Anti-Quebra garante redução de pontas duplas e 81% menos fios quebrados.

Dove Controle de Queda promete cabelos mais forte, resistentes e 77% menos propensos à queda.

Se você usar os quatro produtos da linha Dove Hidro Therapy por cinco dias, suas cabelas ficarão lindas, igual a de moça de propaganda de xampu. É o que aparece na progaganda.

Se a gente acredita nesse monte de balela que a indústria de cosméticos usa pra nos extorquir? Capaz!

...

No próximo post: sutiã na cabeça e vacina contra febre amarela.

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

segunda-feira, janeiro 14, 2008

imagens de luzes quebradas
Porto Alegre, Jardim Lutzemberger, Casa de Cultura Mário Quintana
Ao fundo, Igreja Nossa Senhora das Dores


Beatles é foda. Aí, por causa de uma certa mocinha, você fica com uma das músicas mais lindas dos caras de Liverpool na cabeça dias a fio. E porque deu temporal e caiu a internet do escritório, você vem trabalhar em casa e descobre que a vizinha está ouvindo exatamente a mesmíssima música (será que ela lê o blog da Camel?). Aí você resolve fuçar no winamp e agradece aos céus pelo marido que tem, por ele ser afeito a discografias. Sim, nós temos TODA discografia dos Beatles em mp3. E voce fuça em tudo e descobre coisas ótimas. Por exemplo, você descobre que além da Fiona Apple, Across the Universe foi gravada pelo David Deus Bowie. E descobre do melhor jeito possível: sim, nós também temos TODA a discografia do Bowie. Você mexe e remexe e descobre mais. Descobre que Let it Be é, realmente, um disco ducaralho. Por toda a história, mas porque é todo lindo. E você fica ouvindo no repeat que nem uma doida aquilo tudo. E parece até fazer algum sentido que em uma das versões do disco Across de Universe seja a 7ª música do lado B e Get Back seja a 7ª do lado A. Porque são pequenas coisas assim que movem meu mundo. E não é por acaso que Two of Us está nesse disco. Eu já amo tanto a versão da Aimee Mann, imagina a original. (Cliquem no último vídeo, cliquem, cliquem, cliquem. Tem o Paul, o George, o Ringo e o Jonh, tão cool, tão cabeludos, tão tudo, nos 70's. E o John assobia, lindamente, no final).

E você segue agradecendo aos céus pela internet, pelo google, o wikpedia e todo o aparato contemporâneo que te cerca.

...

Então que eu fui ver, finalmente, Across the Universe, o filme. É lindo lindo lindo. Não tem como não lembrar de (e querer rever) Hair - só que todo meiguice, com os recursos do século 21 e a trilha toda maravilhosa dos Beatles. E eu, que sou uma manteiga derretida, comecei a chorar em Strawberry Fields Forever e não parei mais - por sorte, mais da metade do filme - com ápice em Hey Jude, com direito a lágrimas salgadas, ranho e soluços baixinho. E vocês podem pensar que é um filme sobre amor ou sobre qualquer estúpida guerra. Mas eu acho que é, sobretudo, um filme sobre amizade. (E, ei!, a história do Let it Be, o disco, tá lá, no finalzinho do filme. E o Bono tá ótimo de Doctor Robert). Daqueles filmes pra ver, rever muitas vezes, se emocionar e recomendar.

...

Entoem o mantra:

Jai guru de va om
Jai guru de va om
Jai guru de va om


# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

terça-feira, janeiro 08, 2008

me gustan los ocres
self portrait tuesday no quintal


Foi a Kattie que cantou a pedra em fins de novembro, desde então Cristiana Guerra passou a ser inspiração diária. Por isso, mas especialmente, por isso. E ela é assunto de revista - está na Gloss e Criativa desse mês - que eu li em pé, na Siciliano, na maior cara de pau. E me emocionei. E ainda bem que ela não é meu número, porque tá rolando bazar. Super descolado.

...

Que palavra da língua portuguesa é a mais suave, a mais doce, a mais sonora, a mais poética, a mais evocativa, a mais reveladora do nosso espírito, do nosso caráter, da nossa alma? Não, não é "saudade". É "feriadão". (Cap. 27, "Rapidinhas & Escapadelas")

Conheci o Ricardo Freire e seu excelente Viaje na Viagem através de Cássia Zanon. Mas ontem foi a Kelen Tomazeli quem citou uma dessas frases sensacionais sobre viagem do novo livro dele e só então eu descobri que ele está de casa nova e virou blogueiro profissional. E mais: passou férias e um ano-novo bárbaro na minha Alagoas.

Em tempo: VIAGEM é uma palavra que pisca em verde-azul-neon na minha cabeça, o tempo inteiro, especialmente nesses dias mormaçosos de verão. Vontades muitas, mas planos só a longo e médio prazo. De concreto só uma passada em Foz do Iguaçu para conhecer as famosas cataratas bem no comecinho de fevereiro, carnaval já, aproveitando a ida a trabalho praquelas bandas do oeste paranaense.

...

Vos digo: a ansiedade é uma merda.

...

E preguiça? Vocês sentem? Eu já disse aqui e repito pra quem quiser ouvir: a preguiça é o meu pecado capital.

...

Enquanto isso, Simone Quintas volta, arrasa e chega junto com mais uma daquelas edições primorosas de Casa e Jardim. A novidade é a Comunidade Casa e Jardim. Eu já tô lá, course.

...

Ando viciadíssima em óculos. Se forem baratos, melhor ainda. Na foto exibida do self portrait do dia, minha nova aquisição inspirada, de longe, nuns óculos lindos de Denize Barros, rainha minha, que também voltou. Cheia de novidades di-vi-nas.

...

Descobri, com tremenda frustração: tenho joelhos encardidos.

...

Melhor busca bucólica da semana.

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

quarta-feira, janeiro 02, 2008

dois mil e oito on fire


orgulho da família
clique para ampliar


Entrei 2008 fazendo air guitar ao som de "I want to break free" do Queen em cima de uma rocha na beira da Lagoa da Pinguela, em Osório, Rio Grande do Sul. Na verdade entramos 2008 bebendo champã e ouvindo Festa no Apê, enquanto pipocavam fogos de artifício muito fraus e luzes neon. Juro em Cristo. O air guitar público & tosco veio depois. Eu não tinha outra alternativa, depois do Latino, da Ivete Sangalo, do Morto Muito Louco (que eu ADORO, pronto, confessei), do Chupa Toda e todas aquelas músicas horrorosas que os di-djeis um e noventa e nove tocam nos reveilões. Alguém pediu, ele tocou e eu toquei no horror no air guitar. 77 registrou, pediu pra eu colocar no blog e disse que eu sou o orgulho da família.

Foi bem legal. Tudo. E eu também não sei exatamente o que ele quer dizer com isso, mas se Eduardo Nasi estiver certo e 2008 é mesmo o novo 1999, então fudeu Orestes. No maior dos bons sentidos. Em Fima (Amós Oz, 1996) houve um ano do desbunde de Fima. Talvez 1999 tenha sido o ano do meu próprio desbunde. No maior dos bons sentidos. De qualquer forma, eu sinto que 2008 vai ser um ano bala, desses que a gente realiza coisas, conquista outras, sabem? Tudo baseado na minha intuição pura, nos orixás e nos astros, claro. Enfim, eu espero e desejo que 2008 seja um ano supimpa, pra todos nós. E só por estar trabalhando em casa no dia 2 de janeiro, com o ventilador na potência máxima e um pote de Häagen-Dazs ao lado do computador, já é.

self portrait wednesday on fire, pra começar o ano


2008, que amor


# . por Joelma Terto .  0 Comentários