terça-feira, agosto 29, 2006

total eclypse of my mind


La Reina Madre no Self Portrait Tuesday


A dislexia auditiva tá pegando feio. Só ontem, enquanto ouvia a novela das oito, aconteceu. Duas vezes. A Débora Evelin falava pra dotôra Regina Duarte sobre a filha anoréxica: "ela deveria se preocupar com as notas". E eu: "AGIOTAS?". Ao que a médica responde algo do tipo "Porque a bulimia..." e a velha surda da praça: "AGULHA E LINHA? ELA FALOU AGULHA E LINHA?!?". E eu só sei a versão real porque o 77 traduziu pra mim.

Ok, isso é só um preâmbulozinho, porque o que interessa mesmo são as mais incríveis buscas da internet.

Da série Como ser Estúpido:

- Gentinha, podia, pelo menos, pedir por favor.
- Ó honorável Google, me diga.
-Tudo bem explicadinho.

Da série O que é mesmo que essa pessoa tá procurando?:
- Mutcho lôco.
- Vatarrel!

Da série Flashion:
- Chapinha, sempre ela.

E, finalmente, alguém sensato nesse mundo.

...

Merchandising: 77 achou o most amazing video de todos os tempos. De uns carinhas noruegueses, Hurra Torpedo, que fazem um som massa usando eletrodomésticos (!). O resultado tá lá no último post do Estranhos Links. Eu recomendo muito e, só ouvindo a música (referência explícita do título desse post) é que dá pra entender porque ele dedicou o videozinho a minha pessoa. É de chorar no cantinho de tão engraçado. Ah, Sete Sete também postou essa in-crí-vel busca esdrúxula. Chuif, chuif.

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

segunda-feira, agosto 28, 2006

joelma
bolsada
ou
"dois lexotan, DOIS lexotan"



Ó dúvida cruel! Joelma em foto de Dona Dê, a própria.


Sim, sim, sim, o encontro bolsístico foi uma cousa que não dá pra explicar com palavras. Só estando lá pra sentir a energia atômica toda que emanava daquele lugar. Vocês que não foram não têm noção do evento lindo que foi - produzido com carinho e talento pela Ti. Não têm noção de como são lindas, ainda mais ao vivo, as criações de Denize, quase conterrânea minha, e quão maravilhosa é ela própria. Teve uma hora que eu achei que ia surtar de tanta felicidade por estar ali com aquela gente querida toda. De ver a Lívia (xodadinha eu tava), de morrer de emoção em conhecer Caléssico, de ser xingada pela Roberta Arabiane, de encontrar com a desqualificada da Solineuza, de me apaixonar pela gargalhada incrível da Glau, de abraçar forte a Belly e ficar de zoinho brilhando só de ver a lindeza dessa mulher. De conhecer a Ana, a Gabi e a prima Rafa, a Jocieli, a Claudinha de PoA e o Claudinho da Claudinha, as primas e tia da Dê... Chega deu uma tontura de felicidade. Foi uma tarde especialíssima, cheia de significados pra mim - e esse povo todo aí faz parte disso. Ainda comprei a bolsa MAIS LINDA da Dê. Quero mais!

(as minhas - fotos - foram poucas, mas estão todas aqui, seu moço do café.)

...

Sábado também começou a Expointer, a feira agro aquela, de modos que a moça aqui passou domingo e segunda (no caso, hoje) lá pelo parque de exposições, passando frio, morrendo de tédio e enfiando os pés na bosta de vaca, literalmente. Alguém aí se lembra da minha saga nessa mesma feira no ano passado? Não né? Eu, prefiro esquecer.

...

Eu fiz um curso semana passada, sobre processos criativos. Daí o ministrante, professor Charles Watson (melhor nome que alguém pode ter nessa vida) falou, entre tantas outras coisas, de um artista inglês cuja última grande obra foi 1) catalogar todos os seus bens e pertences pessoais, incluindo aí papeladas e quadros valiosos de grandes artistas 2) destruir TUDO com engenhocas de rolo compressor, em público, dentro de uma loja de departamentos na Inglaterra. O cara se desfez de tudo, assim. Não só é muito lindo, como é apavorante e como eu penso muito nisso - no ato em si e na simbologia disso tudo - todos os dias, desde então. Uma vida minimalista não é tudo que uma pessoa possa querer na vida? Não? Tá, esqueçam.

...

Tomei quatro capuccinos domingo lá no parque de exposições. Fiquei ligadona, com a cabeça tonta de tanto pensamento & cafeína com chocolate. Danei-me a googlear sobre coisas absurdas pra ficar mais tonta ainda. Vocês não sabem não, mas eu tenho sido uma mulherzinha interessada em auto-psicoanálise, zen budismo e física quântica ultimamente. Tudo bem superficialmente, assim, como tem que ser.

...

Cenas do próximo capítulo: para amanhã, o tempo promete auto-retrato de terça-feira com bolsa La Reina Madre e mais buscas estúpidas.


# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

quinta-feira, agosto 24, 2006

antes que eu esqueça

clique na imagem para amplia-la


Neste sábado tem encontro bolsístico e bloguístico em Porto Alegre. Vem aí dona Denize com suas criações lindas, bolsas e sapatilhas. Tô doisa pra conhecer essa moça talentosa e rever a mulherada - Ticcia, Belly, Livia, Dita Von Claire, Glau, Solisbela e Adelinda... Ouvi dizer que até o moço do cafezinho vai.

Diz que faz calor, oxalá!

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

quarta-feira, agosto 23, 2006

chuckberry fields forever

Da série Correspondência Secreta*, e-mail da bela Dita:

eu acho a joelma tão meiga e doce e pequenininha e querida e a casa está
sempre tão arrumadinha e o marido dela é tão grande, tão alto, tão barbudo e tão bonito....

(tia maria, voltando da faxina na sua casa, faceira, faceira)

(falou tudo isso sem respirar rapidim rapidim. coisa meiga aquela preta.)



Tia Maria é a faxineira, aquela, agente da CIA, que arruma casa de deputado e também o Chamego Center por indicação de Ditinha. Como se não bastasse ser minha fã (vide acima), ela protagonizou uma cena ótima. Acontece que a pessoa aqui tem umas escalas no trabalho, de modo que tem algumas manhã livres, como foi o causo da primeira vez que Maria foi lá em casa. Aí nesse dia do e-mail, acordei toda errada, toda atrasada e, enquanto dava algumas recomendações, soltei um "ai, estou muito atrasada pro trabalho". Ao que Maria arregala os zóio, com a maior cara de espanto, e pergunta: "E TU TRABALHA?!?". Eu; "sim". Ela: "CAPAZ GURIA!". Sete Sete acha que ela deve me achar com cara de muito guriazinha pra trabalhar. Só pode.

....

Aí eu volto pra casa, à noite, e encontro 77 todo encolhido debaixo de um monte de cobertas com a TV ligada na Band, vendo o missionário RR Soares.

Eu: "Não acredito que tu tá assistindo isso!"
Ele: "É que a novela tá um saco."

Mais tarde, visto o pijama laranja, coloco um casaquinho laranja e um par de pantufas, ãhn, laranja. Me viro pro Sete: "Que tal?"

Ele me olha de revesgueio: "Parece uma bergamota*" . E volta ao que estava fazendo como se nem que nem.

(sim, eu adoro ele)

...

Double Seven baixou TODA (toda, toda, todinha) discografia do Caetano. Tamos numa faceirice: toda noite rola um ou dois discos. Descobertas e mais redescobertas. Uma delícia. De brinde veio o disco dos Doces Bárbaros que eu amo de paixão e não tinha nadinha. Tô num desbundamento*** só.
...

"O seu amor ame-o e deixe-o brincar / ame-o e deixe-o correr / ame-o e deixe-o cansar / ame-o e deixe-o dormir em paz / o seu amor ame-o e deixe-o ser o que ele é / ser o que ele é / ser o que ele é..." (Gil)

*Correspondência Secreta é copiráite das Megeras Magérrimas.
**Bergamota, pra todo o resto do Brasil, é tangerina.
***Desbunde é coisa da Ana Maria Bahiana no Almanaque Anos 70, que o Seven ganhou de presente de aniversário.


# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

terça-feira, agosto 22, 2006

stp recorrente


conforme prometido há duas semanas, o melhor cabelereiro de Porto Alegre, no Self Portrait Tuesday. esqueci de comentar que além de ser ser um bafo de pessoa, Paulinho tem o estúdio mais bacana da cidade. todo cheio de estilo, de bolas, de estampas, de objetos e, principalmente, de vida. reparem na minha cara de louca. reparem.


São dez da manhã e fazem uns 6 graus. Não só meus dedos estão congelados e meu nariz escorrendo como meu humor tá num estadinho deplorável. Então, só pra não dizer que não falei das flores, deixo vocês com mais uma leva de buscas das mais estranhas, que chegaram na última semana.

Dessa vez eu vou começar com a MAIS MAIS. Sim, aquela que só não deu origem à série por uma questão cronológica: pergunte ao google, que ele não vai, nunca, jamais, te responder.

- Mas ah, gaudério!

- Viva o xou bis.
http://www.google.com/search?hl=pt-PT&q=como+montar+um+senario+para+apresentar+um+miss&lr=

- Por favor, Mister Postman (ou Please, senhor Gugól)

- Um dedinho mindinho pra descobrir o a criatura queria com uma busca esdrúxula dessas.

- Eu também.

- Oh no! Me acharem!

....

Eu tô meio lenta ainda (é o frio), mas podem "ir armando o coreto e preparando aquele feijão preto / Eu tô voltando / Põe meia dúzia de brahma prá gelar, muda a roupa de cama / Eu tô voltando ..."

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

quarta-feira, agosto 16, 2006

reprises


auto-retrato retardatário. para Caléssico


Eu não sei se vocês notaram, mas eu tô meio out of space esses dias. Sim, aquele velho papo lerê-lerê de quem anda atolada em trabalho, cheia de atividades e sem tempo pra cousa alguma, muito menos pra pensar em escrever em blog. Pior: duas semanas seguidas sem self portrait tusday, com o agravante que eu tinha prometivo um auto-retrato com o Paulinho. Me redimo semana que vem, tá?

Então, em tempos de vacas pro brejo, eu tive uma idéia genial: esse post terá só assuntos recorrentes, com a maior cara de déjà vu. Porque reciclar é preciso.

Assunto recorrente número 1:
Sabem o concurso público aquele que a moça aqui vai fazer? É domingo. Ou seja: essa é a última semana de aula e semana que vem eu já vou estar um pouquinho mais folgada e até poder ver a novela das oito. É.

Assunto recorrente número 2:
Hoje eu fui numa massagista ma-ra-vi-lho-sa. Mas nem era disso que eu queria falar. Eu queria só dizer que eu descobri lá na massagista que, além de corrente russa, tem um tratamento de beleza (sic!) chamado - tchanan! - espartilho de gesso. Sim, sim, medo é uma coisa que a pessoa tem que ter numa hora dessas.

Assunto recorrente número 3:
Sabem essa onda de moda retrô? Pois hoje eu tava pensando... Tudo o que é ruim pode ficar ainda pior, certo? Depois da volta dos mullets e da saia balonê, já pensaram se inventam trazer de volta as barras de calça desfiada? Já pensaram? Mas pensaram bem? Definitivamente: barra de calça desfiada, não.

Assunto recorrente número 4:
Alguém lembra das vitaminas que eu pedi pra homeopata? Aquelas, pra previnir esquecimento? Tenho esquecido, todo santo dia, de tomá-las. Verdade pura.

Assunto recorrente número 5:
As buscas, aquelas. Só as mais mais sem noção da semana.

- Cortou é? Meus parabéns!

- Como o ser humano pode ser tosco, parte I.

- Como o ser humano pode tosco, parte II.

- Como o ser humano pode tosco, parte III.

- O que será que procura essa criatura?

- Animal.

- MEO DEOS!!!

Assunto recorrente número 6:
"oh, sim, eu estou tão cansado", mas eu volto, "um dia eu volto, quem sabe..."

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

sexta-feira, agosto 11, 2006

debutâncias 3 - pessoas


nós, todas


irmã ou amomuitopontocom



mãe


elas também fazem parte dessa história


# . por Joelma Terto .  0 Comentários     
debutâncias 2 - flores & cores


singelezas



quanta gente


memória


# . por Joelma Terto .  0 Comentários     
debutâncias 1


meu cantinho


da minha janela


# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

quarta-feira, agosto 09, 2006

mel


self portrait yesterday. a pedido, olhos de enxaqueca. despedida do apê dos rafaéis na joão alfredo


A festa é amanhã, mas o site entrou no ar hoje.
É mais que a empresa onde trabalho. É nem que fosse uma família.
Amo muito tudo isso e todas essas, mulheres maravilhosas. Parabéns pra nós.

...

Cortar cabelo ouvindo Maria Betânia no repeat? Não tem preço. Eu não disse, mas estou tendo um bad hair year. Odeio meu cabelo com todo ódio do meu ser, mas nada nesse mundo me faz trocar de cabelereiro. O Paulinho é um ser fantástico. Digo a ele que sempre que vou lá saio mais bonita, mais leve (cabelos a menos) e mais feliz de ter passado umas horinhas (ou minutos) da minha vida com ele. A gente sempre tem um assunto bom pra conversar. Sempre. Na semana que vem, prometo auto-retrato com o Paulinho. Podem passar aqui de novo na terça pra conferir e conhecer esse moço que eu gosto tanto e recomendo muito.

...

Lóki? é o melhor disco do Arnaldo Baptista. É o começo do fim da sanidade do cara. Obra prima mesmo, de ouvir sentada no cantinho mais escuro da sala. Pois 77 baixou o disco todinho e agora, na hora de dormir, ele coloca pra mim "Vou me afundar na lingerie", minha preferida ever. Canção de ninar jojores.

Não vou mais ter remédio para dor de cabeça, meu bem
Ainda bem que agora eu não tenho cabeça
Ame-me ou deixe-me em paz
Imagine só
Xuxu beleza
Tomate maravilha
É a última moda


Para mim, para mim, para mim...

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

terça-feira, agosto 08, 2006

"no" self portrait tuesday

Eu já fui mais assídua nessa coisa de auto-retrato da terça-feira, mas essa semana não. Não essa semana. Eu disse que a firma tá debutando? E que quinta-feira temos festinha aqui e que estamos, toda a mulherada, ouriçada? Esse é o lado bom.

O ruim é a enxaqueca, que dura três dias e não vai embora nem com remédio pancadão e reza braba. É a penca de trabalho na minha listinha, em cima da minha mesa. É ter aula de cursinho preparatório pra concurso público até no fim de semana e ter que fazer malabarismo pra conseguir fazer uma unhinha, arrumar um cabelinho.

Sábado a pessoa tentou comprar um vestido todo lindo pra festa da firma, mas voltou pra casa de mão abanando. Porque a pessoa esquece que tem metro e meio e que o mundo da moda não foi feito pras pessoas de metro e meio. Bastardas fashionices.

Aí eu me apavoro quando recebo panfleto de instituti de beleza: vocês sabiam que existe um tratamento (pra celulite? gordura localizada?) chamada "corrente russa"? Eu não. Por deus do céu!

A propósito, eu não tenho a mínima idéia do que quiserem achar com essa busca aqui. Não mesmo.

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

sexta-feira, agosto 04, 2006

pela janela do quarto
pírulas




pela janela do nosso quarto, Sete Sete vê uma libélula


Diálogos da vida real:

Eu:"bla-blá-blá e aí eu fui na homeopata e falei pra ela das falhas de memória e ela me passou vitamina complexo B ou levedo de cerveja, sendo que o levedo é mais power."
77: "Vai te fazer lembrar até das vidas passadas."

Eu mereço, né?

Depois do diálogo acima, 77 disse que me dava dérreal se eu arrumasse a antena da TV pra ele ver o Top Top na MTV, que nós semo póbi e não temo "escai" nem "néti". Precisava ver a cara dele quando a imagem ficou limpinha, limpinha. Tô aguardando meus dérreal até agora.

...

Enquanto isso, no chatô dos T. de Arrabéus, patroinha testa faxineira nova, indicada pela Loira. Coisa chique: Maria faz faxina até nim casa de deputado. Toma na tua cara! Né como umas e outras que eu conheço que vivem na maior pindaíba no morrão, mas se recusam a aceitar celviço nim casa de gente simpres.

...

Já que a pessoa não vê a novela das oito, vai no You Tube e fica horas e horas se divertindo com cenas de Vale Tudo, a novela aquela da Odete Roitman, Heleninha, Raquel e Maria de Fátima. Meo deos, como é má aquela Odete Roitman! E como a Raquel da Regina Duarte consegue falar milhões de clichês do tipo "pode ir tirando seu cavalinho da chuva" em uma única cena! E os cabelos? E os figurinos? E aquelas mulheres tudo estricnada? Eu recomendo horrores.

...

A notícia é velha, mas que se há de fazer? Da série "Mas era-me só o que me faltava-me", empresa britânica inventa ovo cozido "auto-cronometrado". Como se tudo isso já não fosse bizarro o suficiente, um cara da empresa ainda dá o seguinte depoimento bombástico: "ainda estamos aperfeiçoando a tecnologia, mas estamos muito empolgados com a perspectiva de resolver um problema que afeta as pessoas no café da manhã há décadas". Por nosso senhor jesus cristo.

...

A pessoa aqui tem aula sábado de manhã e de tarde e ainda no domingo, pela manhã. Menomale que o frio, parece, tá indo embora. Diz o Sete que a previsão é de uns trinta graus no domingo, pra completar o processo de pasteurização dos gaúchos. Bom final de semana pra vocês também.

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

quinta-feira, agosto 03, 2006

jobs friorentos da jo

Eu nunca levei a sério ou achei que tinha esse negócio de TPM, até hoje pela manhã. Minha cabeça dói, dói, dói. E eu estou tão sensível, sensível, sensível. E faz tanto frio, tanto frio, tanto frio...

...

Da série Diálogos reais, ontem à noite, lá em casa:

Eu: "...bla-bla-bla, daí que eu marquei tudo pra mesma manhã: pintar e cortar cabelo, fazer a unha e acupuntura."
77: "Quer dizer que tu vai voltar pintada, arrumada e FURADA, né?"

É por isso que eu acho, às vezes, que ele não existe.

...

Semana que vem tem open day na firma. Motivos muitos pra comemorar: 15 anos de existência, casa nova e site. Muitos preparativos, muito(s) trabalho(s) e tempo quase nenhum pras coisas outras.

...

Gosto inusitado: chimia de banana com Poleguinho.

...

Música incidental:
Seremos sempre assim, sempre que precisar
Seremos sempre quem teve coragem
De errar pelo caminho e de encontrar saída
No céu do labirinto que é pensar a vida
E que sempre vai passar por aí...

(nei, sempre ele, lisboa)

# . por Joelma Terto .  0 Comentários     

terça-feira, agosto 01, 2006

coração
corredor polonês atmosférico



quentinho coração de melão no self portrait tuesday de inverno


Sobre a onda de calor fora de época que andou fazendo no Rio Grande do Sul, comentada aqui nesse blog, 77 avisou nos comentários: vai desdenhando do inverno gaúcho, que logo ele vem com tudo. E, pelo jeito, foi neste final de semana. Na sexta-feira, seu Eugênio Hackbart setenciou: o que nos aguardava no final de semana que passou não era "apenas ar frio. É ar gelado vindo diretamente da Antártida". Ele dizia ainda que seria uma das mais intensas massas de ar polar dos últimos anos no Rio Grande do Sul, algo próximo ao inverno de 2000 em termos de intensidade. 2000! Meu primeiro frio de verdade, em pleno Enecom, quando, depois de dar minha oficina de fanzine eu não conseguia fazer mais nada, nem ir às festas (com exceção da psicodélica, de encerramento, dentro de um pesadão casaco do Exército!), de tanto mau humor, encarangada de frio. Sim, aquele inverno e o mesmo Enecom onde a Tati foi parar no hospital com hipotermia! Só de pensar na possibilidade, quase entrei em pânica. De fato, o final de semana foi gelado, mas eu e o 77 tiramos nosso cobertor mágico do armário, ligamos a Adelaide (que não é a Gorducha), vestimos todas nossas meias de lã e casacões e conseguimos sobreviver ao minuano. No domingo teve sol e até chimarrão no parque. Ontem pela manhã, quando vim trabalhar, às 9h, fazia nada menos (nem mais) que 4°. O dia foi tão frio, mas tão frio, que os dedos ficaram a maior parte do tempo congelados.

Enquanto isso, frio e saltitâncias nas buscas de inverno de monomulti. Muito medo. Mesmo.

# . por Joelma Terto .  0 Comentários