sábado, abril 01, 2006

girafa
Tchê bagual



Foto de 77 de Arrabéus no Acampamento Farroupilha do ano passado.


Sabem o projeto aquele Rio Trash do Sul? Pra esse ano não deu, mas ano que vem quero ir certo pra Semana Crioula Internacional de Bagé, que acontece, obviamente, em Bagé. A Festa Nacional da Cuca com Lingüiça é muito fichinha perto disso.

Vamos aos fatos bizarros reais.

Na quinta-feira, por exemplo, a grande atração do evento foi a degustação de uma vaquilhona assada inteira. E com couro! Detalhes picantes nessa matéria - por favor leiam e enauseiem-se. É lindo quando diz que o assador "carneou a vaquilhona, retirando as vísceras e uma parte dos ossos. Após, ela foi colocada inteira em duas trempes, ficando até mesmo a cabeça, pata e a cola". Poesia pura.

Ainda no setor da gastronomia, hoje os visitantes puderam comer um carreteiro gigante. O supercarreteiro ou carreiteraço, como queiram, foi preparado com 225 quilos de arroz parborizado, 300 quilos de charque, 20 litros de óleo de arroz, 75 quilos de tomate, 75 quilos de cebola, 400 litros d'água, sete quilos de sal e tempero verde. Atentem para a singeleza do tempero verde no meio disso tudo.

A segunda noite foi abrilhantada (sic!) com apresentações nativistas de artistas locais que ganharam o original troféu "Talentos da Terra". Teve show de Graxaim do Bento Rengo. Diz o rilising que "na oportunidade, foi gravado um Clip com cada homenageado que será exibido na próxima semana no intervalo da novela das 20h". Sucesso! Na área artística ainda teve show com as Mulheres Pampeanas no pavilhão de lona. E eu fico aqui me perguntando como (como?) perdi tudo isso.

Entre os concursos, dois me chamaram muita atenção. O primeiro foi o concurso de potro 21 dias - prova onde os participantes, ginetes, fazem apresentações de mansidão, demonstração de escaramuça, rebolhar o laço, atropelada e esbarrada.

Mas nada, nada, se compara ao incrível concurso de Esquila a Martelo. De caráter internacional, diz o rilise, "se divide em duas fases, que é a classificatória e a eliminatória". Hum. Durante a prova, "o esquilador receberá um ovino no brete, deverá agarrar o animal sem escolha e transportá-lo até a cancha. Após, deverá manear e aguardar o sinal do início da esquila".

Essas são só algumas das muitas atrações. Ainda teve: concurso de pajada em décima de espinéla, Declamação Mirim, Juvenil e Adulto e Amadrinhador, concurso das Danças Juvenil, sorteio de aporreados (!) e concurso de culinária campeira. Além das provas campeiras como tiro de laço, gineteada e concurso de laço - Dupla, Guri, Veterano e Laço Individual.

Mal posso esperar para a edição de 2007.

...

Sobre o post das manias, a Erica reclamou que esqueci de uma. Na verdade, ãmiga Êrica, não é uma mania, mas um vício: sempre que pego uma câmera aponto o view finder pra mim mesma, fazendo muitos auto-retratos. Também tenho o vício de comprar revistas de decoração. Aproveitando, mais algumas singelas fotinhas no set Chamego Center, pra quem quiser continuar vendo nosso lar-doce-lar. Participação especial do 77 nas notas.


Trilha sonora desse post: Esquilador, de Telmo de Lima Freitas (sim, o 77 tem esse e outros clássicos da canção gauchesca em mp3)


# . por Joelma Terto .  0 Comentários