quinta-feira, março 13, 2003

•Buchada de bode
Iguaria feita com o "bucho" do bode e alimento bastante forte, é a delícia mais apreciada pela população no município de Palmeira dos Índios (é por essas e outras que eu tenho ORGULHO dessa cidade!)

pra corajosos!

Ingredientes
Cabeça de carneiro ou cabrito, sangue, miúdos, tripas, limão, sal, pimenta, alho, hortelão, salsa, tomate, cebolinha, coentro, vinagre, toucinho e farinha de mandioca.

Modo de Preparo
Bem limpo o fato do carneiro ou cabrito, leva-se ao fogo a aferventar bastante. Escorre-se a água e lava-se novamente com limão e sal. Em seguida, cortando-se bem miúdas as tripas, o fígado, o sangue coalhado e aferventando à parte, só se deixando inteiro o bucho propriamente dito. Faz-se o tempero dos miúdos com hortelã, bastante pimenta do reino,alho, sal, salsa, cebola, tomate, cebolinho e coentro. Põe um pouco de vinagre. Misturam-se bem esses temperos aos miúdos. Coloca-se tudo no bucho, depois deste aberto e estendido sobre uma mesa e junta-se a cabeça do carneiro ou cabrito, depois de cozido à parte, nos mesmos temperos. Costura-se o bucho como se fosse uma trouxa, ensacando tudo. Bastante água na panela, à qual se junta uma colher de sal e um bom pedaço de toucinho. No mínimo cinco horas de fervura em fogo brando. Faz-se o pirão do caldo,esmagando-se o toucinho sobre ele, com as costas de colher de pau.

Acompanhametos
Cerveja bem gelada ou uma cachaça com limão.

...

eu confesso: eu ADORO isso aí!!!! (e começo a desconfiar que isso aí pode ter feito algum mal pros meus miolos... tá exlicado!)

# . por Joelma Terto .  0 Comentários