quinta-feira, dezembro 12, 2002

Tio Só e bem acompanhado

Sóstenes Lima, com a música Noites de Bar, e a Banda Tarumã, com Palavriá, são os vencedores do e-festival IBM 2002. Acompanhado pela banda Vestindo a Carapuça, o alagoano Sóstenes foi eleito pela votação popular, realizada pelo site oficial da competição. Os paulistas da Tarumã, liderados por Daniel Sanches, levaram o prêmio técnico, definido pelo júri. Os compositores disputaram com mais de duas mil canções de diversos estados brasileiros e primeiramente foram selecionados para as etapas classificatórias.

vestindo_a_carapuça

Os dois vencedores tocaram na abertura do show de Jorge Ben Jor, a estrela da noite de encerramento do e-festival IBM 2002. O espetáculo foi realizado no DirecTV Music Hall, em São Paulo, no dia 10 de dezembro, com apresentação de Marcelo Tas.

Sóstenes conta que divulgou a participação no festival em shows do grupo em Maceió e na empresa na qual trabalha. Ele acredita que o "bairrismo" também ajudou para o primeiro lugar na votação pela internet. "Nós éramos o único grupo nordestino concorrendo", afirma. Mas o que atraiu o público mesmo foi o som calcado nas raízes regionais do autor de Noites de Bar, que começou a carreira no circuito universitário alagoano.


Sóstenes

E são os ritmos nordestinos que aproximam as duas canções vencedoras. "A gente se identifica com a música do Daniel (Sanches), porque é semelhante com o trabalho que fazemos em Maceió", diz Sóstenes. Com influências de Zeca Baleiro, Lenine, Gilberto Gil e The Beatles, entre outros, a Tarumã é uma banda de São Paulo que foi buscar inspiração na embolada, um gênero do Nordeste. O resultado é Palavriá, um jogo frenético de palavras com nomes de mulheres, rios e peixes.

Para encerrar o e-festival IBM 2002, Ben Jor deu mais um prêmio para os dois vencedores da competição: Sóstenes Lima e Daniel Sanches cantaram juntos a música Taj Mahal. A festa terminou com uma chuva de papel picado, num contraste interessante com um festival totalmente interativo, no qual os votos foram todos online.
(Redação Terra).

taj_mahal




# . por Joelma Terto .  0 Comentários