segunda-feira, novembro 25, 2002

Preparem o terreiro que o Serrote Preto chegou...

Amanhã (26/11,terça - às 20hs) tem Serrote Preto no Teatro Bruno Kiefer (CCMQ). O grupo apresentará o espetáculo O Ronco do Bugio, que traz novidades tanto em sonoridade como na concepção. A direção cênica é de Arlete Cunha, e tem participações especiais da atriz Dedy Ricardo e do músico/percussionista Giba Giba. A produção executiva é da Grafonola Movimentos Artísticos. Muito mais cênico, o espetáculo traz também novos cenário e figurino. Com uma iluminação do Mirco Zanini que é um primor.

O Serrote Preto faz o que eles denominam de Samba Rural. Sustentado, principalmente, na base do samba e passeando por diversos ritmos brasileiros, O grupo busca referências na cultura cabocla, no folclore brasileiro e gaúcho e produz uma inusitada gafieira de terreiro. Um som muito percussivo, pulsante, alegre. Letras utópicas e simples. Utópicas e simples no sentido da busca pelas pequenas coisas que fazem a felicidade da vida. Espetáculo lindo.

Eles utilizam instrumentos como a rabeca, o bombo legüero, o berimbau, o serrote e o sopapo (este último, o mais antigo e autêntico instrumento de percussão do Rio Grande do Sul, criado pelos negros das charqueadas da região de Rio Grande a Pelotas no século XIX, que ainda hoje é utilizado no carvanal pelotense)

O espetáculo é imperdível. Uma bela oportunidade de conhecer esse som tão diferente feito em Porto Alegre. E custa só R$ 5. Vão. Estarei por lá. Como assessora de imprensa e como expectadora vibrante. Pena que acho que não vai dar pra dançar muito. Mas nada, nenhuma cadeira é empecilho. Sacudiremos e tiraremos o pé do chão mesmo assim. Esqueceremos o cansaço do dia e seremos felizes, mesmo que por breves momentos.


O que: Espetáculo "O Ronco do Bugio" com o grupo Serrote Preto, dentro do projeto Terça Local
Quando: Terça-feira, 26/11/2002
Hora: 20h
Onde: Teatro Bruno Kiefer (Casa de Cultura Mário Quintana – Andradas, 736 – Porto Alegre/RS)
Quanto: R$ 5,00
Tempo de apresentação: cerca de 1h20min

Ficha Técnica:
Serrote Preto é:
Zé Evandro – Cantador
Ricardo Pereira – Violão
Tiago Demétrio - Cavaquinho e voz
Tales Mã - Bombo legüêro
Luciano Montanha – Percussão
Edu do Nascimento – Sopapo
Marco Binatti - Serrote, rabeca e bombo legüêro
Professor Roberto – Trombone

Direção Cênica:
Arlete Cunha

Participação Especial:
Dedy Ricardo, da Usina do Trabalho do Ator
Giba Giba, músico, compositor e percussionista

Cenário:
Heloísa Franco

Figurinos:
Heloísa Franco
Clube de Reciclagem do Morro da Cruz

Iluminação:
Mirco Zanini

Produção executiva:
Grafonola Movimentos Artísticos

Assessoria de imprensa:
Comunicação Fácil

# . por Joelma Terto .  0 Comentários